Apple lança macOS Big Sur com visual de iOS, novo Safari e mais
macOS Big Sur é liberado pela Apple com visual de iOS, novo Safari 14 e suporte a apps de iPhone em Macs com Apple Silicon
macOS Big Sur é liberado pela Apple com visual de iOS, novo Safari 14 e suporte a apps de iPhone em Macs com Apple Silicon
É hoje: a Apple liberou, nesta quinta-feira (12), a versão final do macOS Big Sur (11.0). Meses após o anúncio na WWDC 2020, o novo macOS chega aos Macs com visual repaginado e inspirado no iOS, novo Safari e outras melhorias no sistema operacional para computadores e notebooks da marca. A atualização é gratuita.
O macOS 11 Big Sur chega aos usuários depois de alguns meses em teste. Entre os destaques da atualização está o novo design, que aproxima o sistema operacional da Apple aos celulares e tablets da marca, com iOS e iPadOS. Além disso, o update traz a Central de Controle na barra de menus e widgets remodelados.
O Safari 14 também entra na lista de destaques. Assim como o Mensagens e Mapas, que receberam melhorias, o navegador mostra a prévia de páginas a passar o mouse por abas minimizadas e estreia o relatório de privacidade, onde é possível verificar rastreadores de um site. O browser já está disponível para o macOS Catalina e Mojave.
O sistema operacional ainda faz parte do processo de transição de processadores Intel para os chips Apple Silicon. O sucessor do macOS Catalina (10.15) é otimizado com o novo processador Apple M1 e ainda é compatível com aplicativos de iOS e iPadOS, caso sejam executados em computadores com arquitetura ARM.
A atualização está disponível para computadores da Apple lançados de 2013 em diante, a depender do modelo. A partir desta quinta-feira, 12 de novembro de 2020, os proprietários de Macs poderão instalar o update gratuitamente em seus dispositivos. Confira os Macs compatíveis com o macOS Big Sur (11.0):
O macOS Big Sur também estará disponível aos novos dispositivos da Apple. Nesta terça-feira (10), a Apple apresentou o MacBook Air, MacBook Pro e o Mac Mini com processador Apple M1, no evento “One more thing”. Os preços começam em R$ 8.699. O MacBook Pro com Apple Silicon já foi homologado pela Anatel.