iPhone 5S, lançado há quase uma década, recebe atualização da Apple

Além do modelo com quase 10 anos de idade, outros iPhones sem suporte do iOS receberam atualização de segurança; Macs, iPads, Apple Watch e iPod recebem patches

Felipe Freitas
Por
Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr
iPhone 5S ganha atualização pela primeira vez em 4 anos (Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr)

A Apple lançou uma série de updates para alguns modelos mais antigos de iPhones. O mais velho a receber uma atualização foi o iPhone 5S, lançado em setembro de 2013 — quase dez anos atrás. Além de outros iPhones sem suporte, a Apple também liberou patches de segurança para iPads, Macs, iPhones com iOS 16, iPod e Apple Watches.

Talvez tão curioso quanto o iPhone 5S, o iPod touch de 6ª geração também ganhou uma atualização no seu iOS 12.5.7. Os iPods foram descontinuados no ano passado, sendo que o último lançamento de um produto da linha foi em 2019. A última atualização dos dois dispositivos aconteceu em 2018, quando o iOS 12 foi lançado.

Apple lança atualizações de segurança para dispositivos antigos

O site Naked Security fez uma lista de iPhones, Macs, iPads e Apple Watches que receberam as novas atualizações de segurança. Todos esses updates podem ser conferidos no próprio site da Apple.

Os dispositivos que estão aptos a receber a atualização de segurança do iOS 12 são: iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3 e iPod touch (6ª geração). iPad Air e iPad mini 2, assim como iPhone 5S, foram lançados em 2013.

O patch 12.5.7 corrige uma falha de segurança durante a navegação em páginas da web. Segundo a Apple, a vulnerabilidade pode ter sido explorada em dispositivos com iOS anteriores ao iOS 15.1.

Já a atualização iOS 15.7.3 e iPadOS 15.7.3 está disponível para o iPhone 6S, iPhone 7, iPhone SE 1ª geração, iPad Air 2, iPad mini (4ª geração) e iPod touch (7ª geração).

No caso dos Macs, dispositivos mais “velhinhos”, que pararam no macOS Big Sur, ganharam o patch 11.7.3 em seu sistema operacional — um exemplo é o primeiro Macbook de 12 polegadas, de 2015.

A atualização corrige uma falha que pode levar ao “acesso de dados pessoais dos usuários”, como diz a descrição. O Safari 16.3, para macOS Big Sur e macOS Monterey, também recebeu um update

macOS Big Sur
macOS Big Sur também ganhou atualização (Imagem: Divulgação/Apple)

Novos dispositivos também ganham patch de segurança

Os usuários do macOS Ventura e macOS Monterey podem baixar a atualização 13.2 e 12.6.3, respectivamente. A falha é a mesma citada no caso do Big Sur.

iPhones compatíveis com o iOS 16 devem atualizar o sistema operacional com o patch 16.3. A mesma ação é válida para quem possui iPads com o iPadOS 16 instalados. A atualização watchOS 9.3 foi liberada para os Apple Watch 4 e posteriores.

Além de correções de segurança, os updates trazem melhorias de desempenho para uma parte dos dispositivos listados. Nas descrições das atualizações, a Apple reporta que há bugs de memória em alguns dos iPhones, iPads e Apple Watches.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados