Equipe faz backup do SoundCloud após rumores de que serviço pode fechar
A situação do SoundCloud é preocupante: a empresa demitiu quase metade de seus funcionários este mês, e rumores dizem que ela só tem dinheiro para funcionar até setembro. O serviço diz que “está aqui para ficar” e que “sua música está segura”… mas e se não estiver?
Para não arriscar a remoção de milhões de faixas, a equipe de voluntários Archive Team anunciou que começa hoje (18) a fazer backup em larga escala do SoundCloud.
Não é uma tarefa fácil, devido à enorme quantidade de dados: são 135 milhões de faixas, totalizando cerca de 1 petabyte — ou mais de um milhão de gigabytes — segundo Jason Scott, coordenador do Archive Team.
Ele diz no Twitter que esse armazenamento custaria entre US$ 1,5 milhão e US$ 2 milhões. Os dados seriam guardados em um servidor emprestado do Archive.org, organização sem fins lucrativos que administra o Internet Archive (onde Scott trabalha).
Por isso, e para evitar violações de direito autoral, a ideia é salvar apenas parte do SoundCloud.
Scott explica ao Motherboard como funciona o backup de sites grandes: “quando descobrimos que só poderemos guardar uma parte, tradicionalmente focamos nos primeiros anos do serviço (por razões históricas, é menos provável de existir em outro lugar) e nos arquivos mais populares (que quebrariam a maioria dos links se desaparecerem ou não puderem ser encontrados)”.
“Nós salvaremos os dados e tentaremos torná-los reprodutíveis de alguma forma, mas não estamos interessados em hospedar um ‘novo SoundCloud’. Nossa principal preocupação é com os artistas e criadores que de repente possam perder suas coisas, para não caírem no esquecimento”, diz Scott ao Motherboard.
O Archive Team foi fundado em 2009 com a missão de preservar os registros históricos de sites e serviços considerados “em risco” — isto é, que sofrem demissões em massa ou negligência. Eles já ajudaram a salvar conteúdo do Geocities, Google Video, TwitPic, entre outros.
Após os rumores de que o SoundCloud pode fechar, o Tecnoblog passou a publicar o Tecnocast também em nosso canal do YouTube.
Com informações: Archive Team, Motherboard, The Verge.