O que são e como usar códigos alternativos na Conta Google

Saiba o que são códigos alternativos do Google e como você pode criar e recuperar essa sequência para não ficar sem acesso a sua conta

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Marca do Google (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que são e como usar códigos alternativos na Conta Google. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os códigos alternativos do Google correspondem a uma sequência de oito dígitos que vão te ajudar a acessar a sua conta mesmo que tenha perdido o celular, não consiga receber códigos via SMS, chamada de voz ou pelo Google Authenticator; ou, ainda, se não estiver com sua chave de segurança (U2F). Continue comigo para ver como usá-los.

É importante saber que, depois que usar um código alternativo, ele ficará inativo. Geralmente, esses códigos são apresentados assim que você cria uma conta (e, possivelmente, foram ignorados na época). Mas, é possível gerar um conjunto de códigos sempre que quiser, o que torna inativos números anteriores automaticamente.

Como encontrar códigos alternativos do Google perdidos

Se em algum momento você baixou uma cópia desses códigos, eles estarão no seu computador ou celular. Pesquise por “Backup-codes-username.txt” — com seu nome de usuário igual ao que usar antes de @gmail.com. Se seu nome de usuário for google12345, pesquise “Backup-codes-google12345.txt”. Estará num arquivo de texto.

O nome do arquivo é a mesmo no computador, no Android e no iOS (iPhone). Procure no armazenamento interno e também no Google Drive ou na nuvem que usa.

Dica esperta! 👀

Se você tirou print e está perdido em um mar de screenshots, procure por “códigos alternativos”, “códigos de reserva” ou simplesmente “códigos” que será encontrado.

Captura de tela com os códigos alternativos
Códigos encontrados após pesquisa no app Fotos. (Imagem: reprodução/Fotos).

Como fazer login com um código alternativo no Google

Primeiro, localize seus códigos alternativos conforme a dica acima. Depois, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página do Gmail ou de outro serviço do Google
    Digite seu nome de usuário e sua senha normalmente;
  2. Selecione o acesso por código alternativo
    Quando seu código de verificação for solicitado, clique em “Tentar de outro jeito” e, em seguida, em “Digite um dos seus códigos alternativos de oito dígitos”;Como acessar uma conta Google com códigos alternativos
  1. Faça login
    Digite seu código alternativo encontrado no arquivo .txt e confirme para acessar a conta. 

Como cada código só é válido uma vez, marque com um ✔️ para lembrar que ele não poderá ser mais usado.

Como criar ou ver 10 códigos alternativos novos

Ok, se você perdeu seus códigos alternativos para todo o sempre ou se usou todos eles, pode gerar um conjunto de códigos novos, com oito dígitos, sempre que quiser.

Desde que consiga acessar a sua conta Google ainda. Caso contrário, não funciona.

  1. Acesse sua Conta do Google;
  2. Selecione “Segurança”
    No painel à esquerda, clique em “Segurança”;Opção de "Segurança" na conta Google
  3. Vá em “Verificação em duas etapas”
    Role a tela até “Como fazer login no Google” e toque em “Verificação em duas etapas”; insira sua senha para continuar;"Configurações em duas etapas" na conta Google
  4. Gere novos códigos
    Acesse “Códigos de backup” e clique na seta à direita para criar novos números alternativos; é possível também imprimi-los ou fazer o download do arquivo txt.

O processo pelo celular é bastante similar. Contudo, note que para encontrar a opção “Códigos alternativos”, é necessário que a “verificação em duas etapas” esteja ativada e o processo de configuração tenha sido concluído na conta que você quer acessar.

Se a opção “Usar seu smartphone para fazer login” estiver ativada, será necessário desativá-la para ativar a “Verificação em duas etapas”. Ao usar o smartphone para fazer login, você opta pela opção de dar um “Ok” no celular em vez de usar os códigos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Conta Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados