Com GPU Quadro RTX 6000, Asus ProArt StudioBook One capricha nos gráficos
Asus diz que ProArt StudioBook One é o notebook mais poderoso do mercado em gráficos
Asus diz que ProArt StudioBook One é o notebook mais poderoso do mercado em gráficos
O notebook mais poderoso do mundo no quesito gráficos. É o que diz a Asus sobre o seu mais recente anúncio, o ProArt StudioBook One. Isso porque o modelo é o primeiro notebook a vir com a versão móvel da poderosa GPU Quadro RTX 6000, da Nvidia. O foco aqui não recai sobre games: estamos falando de uma workstation móvel, na verdade.
Lá se foi um ano desde que a Nvidia anunciou as placas gráficas Quadro RTX. Essas GPUs são destinadas a aplicações profissionais, como modelagem de objetos, criação de animações e renderização de vídeos 3D. Três modelos compõem a linha: Quadro RTX 5000, Quadro RTX 6000 e Quadro RTX 8000.
Pegando carona na feira IFA 2019, a Nvidia revelou as versões móveis dessas GPUs. As especificações ainda não foram liberadas, mas a companhia fala que a Quadro RTX 6000 que equipa o Asus ProArt StudioBook One tem desempenho próximo ao do modelo para desktops — este alcança 16,3 teraflops em precisão única (FP32), só para dar uma noção.
Não é por acaso que a Asus diz e a Nvidia confirma: o ProArt StudioBook One é o laptop mais poderoso do mundo quando o assunto é capacidade gráfica. Ambas adotam esse discurso porque, até agora, o equipamento é o único do mercado a contar com a versão para laptops da Quadro RTX 6000.
Mas esse não é o único atributo. O ProArt StudioBook One conta também com processador Intel Core i9-9980HK (de nona geração), 64 GB de memória DDR4, SSD NVMe de 1 TB e bateria de 90 Wh.
Não dá para complementar uma configuração como essa com uma tela chinfrim, certo? Pois bem, a Asus colocou no StudioBook One um painel de 15,6 polegadas (LCD, aparentemente) com resolução 4K, taxa de atualização de 120 Hz e proteção Gorilla Glass.
O display traz ainda 100% do espaço de cores Adobe RGB e 97% do DCI-P3, além de ser validado pela Pantone.
É tanto poder de fogo que o resfriamento teve que ser bem projetado. No ProArt StudioBook One, a Asus adotou o ACE, referência de design para estações de trabalho que a Nvidia está lançando agora.
Além de permitir que a workstation seja bastante compacta, o ACE tem como base um sistema de refrigeração feito de titânio que funciona com câmaras de vapor.
O preço não foi revelado, mas pode ter certeza que um computador como esse não sai barato. Só a Quadro RTX 6000 deve custar algo próximo de US$ 4.000 — pelo menos esse é o preço atual da versão da GPU para desktops.
Vale destacar que o ProArt StudioBook One não chega sozinho. A Asus vai levar várias novidades para a IFA 2019, entre elas, o ProArt StudioBook Pro X, que vem com processador Core i7-9750H ou Xeon E-2276M, gráficos Quadro RTX 5000 com 16 GB de GDDR6, até 128 GB de RAM, além de até 6 TB de armazenamento.
A tela tem 17 polegadas. Existe um segundo display chamado ScreenPad 2.0 que também funciona como touchpad.
Já para o público gamer, a Asus anunciou uma variante do notebook ROG Zephyrus S GX701 que traz processador Intel Core i7-9750H, chip gráfico GeForce RTX 2080 e tela de 300 Hz.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}