Intel anuncia processadores Core i5, i7 e i9 de 9ª geração para notebooks
Octa-core Intel Core i9-9980HK é o mais avançado: em boost, passa de 5 GHz
Octa-core Intel Core i9-9980HK é o mais avançado: em boost, passa de 5 GHz
A Intel prometeu lançar a nona geração de processadores Core para notebooks antes do meio do ano. Promessa cumprida: focados em alto desempenho, os novos Core i5, i7 e i9 da série H foram anunciados oficialmente nesta terça-feira (23). Os grandes destaques são os chips Core i9-9980H e Core i9-9980HK (desbloqueado).
São seis novos processadores nesta leva. Como previsto, todos contam com tecnologia de fabricação de 14 nanômetros baseada na arquitetura Coffee Lake — são de arquitetura Coffee Lake-H Refresh, para ser exato.
Tecnicamente, não há grandes avanços, mas a Intel diz que os chips de nona geração têm até 56% mais desempenho em frames por segundo nos games e são até 54% mais rápidos na edição de vídeos em 4K na comparação com um PC topo de linha com três anos de uso — neste caso, é um “confronto” entre o Core i9-9980HK e o Core i7-6700HQ.
Fazendo uma comparação um pouco mais precisa, a companhia também afirma que o topo de linha Core i9-9980HK consegue ter até 18% mais desempenho em frames por segundo em Hitman 2 do que o Core i9-8950HK (oitava geração), por exemplo.
Em comum, todos os novos chips trazem suporte a até 128 GB de memória DDR4 de 2.666 MHz (em dual channel), TDP de 45 W e GPU integrada UHD Graphics 630. A compatibilidade com memórias Optane H10 e ao Intel Wi-Fi 6 AX200 (promete mais desempenho em conexões sem fio) também faz parte das novidades.
Já as especificações de cada modelo são as seguintes:
O Core i9-9980HK é o único dos seis processadores a ter multiplicador totalmente desbloqueado para overclock (daí a letra ‘K’ no nome do modelo). A Intel destaca ainda que, em boost, esse é o único dos novos modelos capaz de ultrapassar a barreira dos 5 GHz.
Fabricantes de laptops já estão recebendo os novos processadores. Asus, Dell e Lenovo estão entre as marcas que já confirmaram notebooks baseados na nona geração de chips Intel Core.
Leia | O que é o clock do processador e o que ele diz sobre desempenho?