Asus ROG Phone 7 vem com Snapdragon 8 Gen 2 e RAM mais rápida
Sétima geração do smartphone gamer da Asus conta também com resfriamento aprimorado, tela de 165 Hz e recursos de software para jogos
Sétima geração do smartphone gamer da Asus conta também com resfriamento aprimorado, tela de 165 Hz e recursos de software para jogos
Quem leva a sério a jogatina no celular terá uma nova opção no mercado em breve. A Asus anunciou nesta quinta-feira (13) seu ROG Phone 7, smartphone voltado para gamers. Entre os destaques, o aparelho traz o processador Snapdragon 8 Gen 2, RAM LPDDR5X de 8.533 Mbps, tela de 165 Hz e sistema de resfriamento renovado.
O Snapdragon 8 Gen 2 é aquele mesmo, apresentado pela Qualcomm em novembro de 2022. Ele atinge 3,2 GHz de frequência na CPU. Segundo a Asus, há um ganho de potência de 15% na CPU e 20% na GPU. Já em termos de eficiência de energia, a evolução também foi de 15%.
A Asus também fez customizações no ROG Phone 7 para aproveitar o chip ao máximo ou gastar menos bateria, dependendo da configuração.
Um dos modos de uso de energia do sistema é o X Mode, para desempenho máximo. Ele passa tarefas simples, que ficariam relegadas aos três núcleos de economia de energia da CPU, para os quatro cores de performance. Já o Dynamic Mode equilibra velocidade e gasto.
O Snapdragon 8 Gen 2 não está sozinho. A RAM, de até 16 GB, é do padrão LPDDR5X, que atinge até 8.533 Mbps de transferência de dados. O armazenamento de até 512 GB é UFS 4.0 — a Asus diz que chega a ser duas vezes mais rápido que a geração anterior.
Quem já jogou no celular por algum tempo sabe que ele pode esquentar bastante, e isso faz o aparelho perder desempenho. A Asus promete maior estabilidade graças uma abordagem de resfriamento em três frentes.
Uma delas é o uso de nitreto de boro em um lado do processador, para reduzir o throttling em sessões curtas de jogatina. Outro recurso são a câmara de vapor e as folhas e grafite, usadas do outro lado do processador para dissipar o calor.
A terceira e última já é uma tradição da linha ROG Phone: a ventoinha AeroActive Cooler 7, que pode ser acoplada na traseira do aparelho e fica posicionada sobre a CPU. Ela também ajuda a resfriar a tela, para garantir mais conforto durante os games.
Todo gamer sabe o quanto a taxa de atualização da tela é importante, tanto pela fluidez das imagens quanto pelo menor tempo de reação. O ROG Phone 7 entrega até 165 Hz, com 720 Hz de rastreamento de toque.
O taxa de atualização é variável, com opções de 60, 90, 120, 144 e 165 Hz, para se adaptar melhor ao game escolhido.
O aparelho conta ainda com air triggers, botões ultrassônicos na lateral para funcionar como gatilhos. Eles têm suporte a diferentes tipos de movimento.
O sistema do aparelho permite mapear toques na tela e oferece vibrações específicas para diferentes regiões, como uma forma de dar algum feedback tátil às ações do jogo.
A Asus também tentou aperfeiçoar o Android 13 e embutir recursos interessantes par quem joga.
Um deles é o background mode, que permite deixar o game rodando em segundo plano, com notificações para eventos importantes, detectados por inteligência artificial, e macros para continuar comandos enquanto o usuário faz outra coisa.
Ainda em software, o ROG Phone 7 foi otimizado para jogos populares, como Genshin Impact, Valor Arena e Diablo Immortal, entre outros.
A Asus promete, ainda, duas atualizações de Android e quatro anos de atualizações de segurança.
Para quem joga sem fones, o ROG Phone 7 conta com alto-falantes frontais duplos de 12 mm por 16 mm. O AeroActive Cooler também ajuda, com um subwoofer de 13 mm por 38 mm.
Se o jogador for usar fones de ouvido, o celular conta com a plataforma Snapdragon Sound, que promete uma conexão Bluetooth de alta qualidade e baixa latência.
Ainda em conectividade, o ROG Phone 7 já conta com Wi-Fi 7, com canais de 320 MHz para maior desempenho.
A Asus começa a pré-venda do ROG Phone 7 para Taiwan e Europa já nesta quinta-feira (13). Ele deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023, ainda sem data confirmada. Os preços não foram divulgados.
Com informações: Asus