Avast já tem data para encerrar suporte aos Windows XP e Vista

O programa receberá apenas algumas atualizações sobre vírus, mas não terá mais suporte e nem mesmo novas ferramentas

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos

O Avast anunciou nesta quarta-feira (31) que incluirá o Windows XP e também o Windows Vista na lista de sistemas operacionais que não receberão mais suporte. De acordo com a empresa, a partir do dia primeiro de janeiro do ano que vem o programa que roda nestas versões do sistema da Microsoft não receberão mais novas ferramentas.

Este é um movimento que já é seguido por algumas empresas, como o Steam que também deixará de funcionar em computadores que rodam o Windows XP e o Vista. “A demanda para proteger estes sistemas diminuiu substancialmente nos últimos anos, ao mesmo tempo em que aumentou a necessidade de proteger o Windows 7 e versões mais recentes”, comentou a empresa.

“Recomendamos que todos os usuários do Avast atualizem sua versão do Windows para a mais recente do Windows 10 – não apenas para continuar utilizando as atualizações mais recentes do Avast, mas também para eliminar a probabilidade de que o sistema antigo que você utiliza seja invadido”, complementa a nota.

A Microsoft também envia atualizações de segurança para o Windows, protegendo brechas que são encontradas por hackers e que podem ser utilizadas, mesmo com uma versão bastante atual de algum software de remoção de malwares ou vírus.

É por isso que é pouco seguro continuar utilizando uma versão tão antiga do sistema operacional, que já foi descontinuada pela própria Microsoft e desde 2014 não recebe grandes atualizações de segurança para o Windows XP e desde o ano passado para o Windows Vista.

Por fim, a partir do dia primeiro de 2019 os usuários que não atualizarem o Windows das máquinas, poderão continuar utilizando o Avast e até receber atualizações sobre vírus, mas não poderão colocar novas ferramentas em uso.

Com informações: Avast.

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.