Brasileiro cria mod de Super Mario do SNES para rodar em widescreen
Modificador brasileiro traz melhoria para o clássico jogo de Super Nintendo
Modificador brasileiro traz melhoria para o clássico jogo de Super Nintendo
O jogo Super Mario World, do Super Nintendo, foi modificado para rodar em widescreen. O autor da façanha é o engenheiro de software Vitor Vilela, que publicou o resultado em seu Twitter, demonstrando com um vídeo e com link para quem quiser testar.
Vilela é conhecido pela comunidade de hack e modificações por realizar melhorias em jogos clássicos, em especial de Super Nintendo. Ele também lançou versões aprimoradas de Contra 3, Gradius 3, Super Castlevania 4, Race Drivin, Axelay e mais.
Sua versão de Super Mario World é compatível com monitores 16:9 e 16:10. Para o futuro o hacker promete trazer outras opções de proporção, como 2:1 e 21:9 – ainda em desenvolvimento, segundo sua página no GitHub.
NEW RELEASE: Super Mario World Widescreen (SNES) is now available for download! Explore the new expanded adventure, natively enhanced to work with modern screens. The true 2021 gaming experience mixed with the wonderful 1990 gaming golden age!
Download: https://t.co/UugJXT4Fvh pic.twitter.com/BDTMIECQhP
— Vitor Vilela (@HackerVilela) June 18, 2021
A versão modificada por Vilela pega a resolução 256×224, original do jogo, e transforma em 352×224, para permitir que fique adaptado a uma tela widescreen. Em sua página no GitHub o modificador também explica como instalar a novidade e testar – clique aqui para acessar.
Vitor Vilela também explica, em seu Twitter, que o hack de Super Mario World foi feito para funcionar no PC, mas que “via RetroArch, é possível jogar em várias plataformas, usando o ‘bsnes-hd'”.
No caso, BSNes é o emulador especial de Super Nintendo para o qual a modificação foi feita, enquanto o RetroArch é um é software de front-end de código aberto e multiplataforma para emuladores, motores de jogos, video games, multimídia e outros dispositivos.
Com informações: Twitter.