CEO do Cloudflare manda banir conta de site neonazista

Política do Cloudflare é se manter neutro quanto ao conteúdo dos sites que protege

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Daily Stormer, site neonazista que ganhou notoriedade durante a semana após ter seu domínio banido da GoDaddy e do Google Domains, utilizava os serviços do Cloudflare para se proteger contra ataques de negação de serviço. Eles foram expulsos nesta quarta-feira (16), e agora sabemos o que aconteceu: o CEO do Cloudflare interviu diretamente no caso.

Para explicar melhor, o Cloudflare tem uma política de ser neutro quanto ao conteúdo dos sites que protege. A empresa atua como uma camada entre o usuário e o servidor que hospeda o site, protegendo as páginas contra ataques, fazendo cache de conteúdo, otimizando a velocidade de carregamento, entre outros — o TB também utiliza os serviços da empresa, que controla 10% das requisições da internet.

No entanto, a empresa abriu uma exceção e decidiu banir a conta do Daily Stormer. O Gizmodo obteve acesso a um e-mail interno enviado pelo CEO Matthew Prince aos funcionários do Cloudflare, explicando que a decisão foi arbitrária e tomada por ele, embora também acredite que isso possa ser “perigoso” para a internet. A mensagem completa pode ser lida aqui. Eis a tradução de alguns trechos:

“Time,

Hoje cedo, o Cloudflare encerrou a conta do Daily Stormer. Paramos de intermediar o tráfego e responder às requisições de DNS para os sites deles. Tomamos medidas para garantir que não possam se cadastrar novamente nos serviços do Cloudflare.

Essa foi a minha decisão. Nossos termos de serviço nos reservam o direito de banir usuários da nossa rede a nosso exclusivo critério. Minha razão para essa decisão foi simples: as pessoas por trás do Daily Stormer são imbecis e eu estava farto.

Para ficar claro: essa foi uma decisão arbitrária. […] Eu acordei esta manhã de mau humor e decidi expulsá-los da internet. […] Foi uma decisão que eu poderia tomar porque sou o CEO de uma grande empresa de infraestrutura de internet.

[…]

É importante que o que fizemos hoje não crie um precedente. A resposta certa para nós é sermos consistentemente neutros. Mas precisávamos ter uma conversa sobre como e por quem o conteúdo online é controlado. Não poderíamos ter essa conversa enquanto o Daily Stormer estava nos usando. Agora, espero que possamos.”

Mais tarde, no blog da empresa, Prince explicou que remover a proteção do Cloudflare deixaria o site sujeito a ataques DDoS, e completou: “Você, assim como eu, pode acreditar que o Daily Stormer é vil. Pode acreditar que o site deve ser restringido. Pode acreditar que os autores do site devem ser processados. Pessoas razoáveis podem e acreditam em tudo isso. Mas ter como mecanismo de controle de conteúdo ataques DDoS feito por hackers vigilantes subverte qualquer conceito racional de justiça”.

Você concorda?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados