Com até 60 núcleos, chips Intel Xeon de 4ª geração tentam frear avanço da AMD

Linha Xeon Scalable de 4ª geração (Sapphire Rapids) chega com 52 chips e tem missão de manter nome da Intel forte em servidores

Emerson Alecrim
Por
Xeon Scalable de 4ª geração (imagem: divulgação/Intel)
Xeon Scalable de 4ª geração (imagem: divulgação/Intel)

Esta terça-feira (10) foi a data escolhida pela Intel para o anúncio oficial dos processadores Xeon Scalable de 4ª geração (Sapphire Rapids). Estamos falando de 52 novos chips para servidores que chegam com uma missão importante: fazer frente à poderosa linha AMD Epyc Genoa.

Com preço oficial de US$ 17 mil, o Xeon 8490H é o processador mais avançado da nova linha. Ele conta com 60 núcleos, frequência base de 1,9 GHz e TDP de 350 W. Trata-se de uma evolução significativa em relação aos chips Xeon de terceira geração (Ice Lake), que têm até 40 núcleos.

A Intel afirma que a linha Sapphire Rapids consegue ser até 53% mais rápida em computação geral em relação à terceira geração. Em aplicações de inteligência artificial, o desempenho é até duas vez maior.

Além da quantidade aumentada de núcleos, uma série de otimizações contribui para o desempenho, entre elas, novas tecnologias de aceleração.

O suporte a memórias DDR5 e ao padrão PCI Express 5.0 também merece destaque. Não termina aí: os chips Max, que estão entre os mais avançados da linha, usam memórias de alto desempenho HBM2 como uma espécie de cache.

Também há ganhos na eficiência energética. De acordo com a Intel, os processadores Sapphire Rapids têm um desempenho por watt até 2,9 vezes melhor na comparação com a linha Xeon Ice Lake em determinadas cargas de trabalho. Mérito dos novos aceleradores, em grande parte.

Max, Platinum, Gold e outras séries

O número de 52 processadores é impressionante, mas a linha Xeon é dividida em várias categorias. Na nova geração, as séries ficaram assim:

  • Max: Xeon 9000
  • Platinum: Xeon 8000
  • Gold: Xeon 6000 e 5000
  • Silver: Xeon 4000
  • Bronze: Xeon 3000

Uma série se distingue da outra com base em seus atributos. As mais avançadas e, portanto, com mais recursos, são as séries Max e Platinum. O já mencionado Xeon 8490H faz parte desta última.

Xeon Scalable de 4ª geração série Max (imagem: divulgação/Intel)
Xeon Scalable de 4ª geração série Max (imagem: divulgação/Intel)

Em comum, todas as séries têm a especificação Intel 7 (estabelece um processo de fabricação de 10 nanômetros), instruções AVX-512 (otimizam o desempenho em operações de ponto flutuante), além das novas instruções AMX (direcionadas principalmente a tarefas de inteligência artificial).

Os processadores Xeon Scalable de 4ª geração são uma grande evolução sobre a geração anterior. A dúvida é se, na prática, a nova linha será tecnicamente superior às famílias Epyc Rome e Genoa (mais recente). Com até 96 núcleos e bons resultados em eficiência energética, os chips da AMD para servidores vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares