Com widgets personalizáveis, site do iCloud vai finalmente ficar melhor

Em fase beta, nova interface web do iCloud mostra widgets personalizáveis em vez de apenas exibir ícones

Emerson Alecrim
Por
Versão beta do site do iCloud (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Entrar na versão web do iCloud pode ser uma experiência frustrante. Ao contrário de outros produtos da Apple, o design do serviço parece ter parado no tempo. Mas isso vai mudar em breve. A companhia está testando uma interface baseada em widgets que não só deixa o iCloud mais bonito, como também mais útil.

Trata-se de uma mudança significativa. A versão atual do iCloud web simplesmente exibe ícones para aplicativos e serviços, como Mail, Calendário, Fotos e Buscar iPhone. Pelo menos até certo ponto, essa interface remete à organização de ícones do iOS.

É estranho. Para quem tem uma tela grande — eu uso um monitor de 27 polegadas, por exemplo —, os ícones no iCloud web ficam gigantes. É um desperdício de espaço tremendo.

A interface atual do iCloud (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
A interface atual do iCloud (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Nova interface: em teste, mas promissora

Nesta semana, a Apple começou a testar uma interface nova para o iCloud, sem fazer alarde. A nova versão é muito mais interessante. Em vez de apenas disponibilizar atalhos, ela cria widgets dos aplicativos que você usa.

Um widget pode exibir um resumo da sua caixa de entrada no Mail. Outro, os seus compromissos no Calendário. Um terceiro, os arquivos mais recentes que você enviou para o iCloud. E assim por diante.

É possível personalizar a experiência. Você pode escolher quais widgets exibir, definir as posições e ajustar o tamanho de cada um deles.

Ok, nem tudo é personalizável. Não dá para fazer um widget ocupar três colunas, por exemplo. E eu ficaria feliz em mudar a imagem de fundo da interface, mas isso (ainda) não é possível.

Mas, em comparação ao que existe atualmente, não dá para negar que o novo iCloud web é muito mais útil.

Personalização dos widgets do iCloud (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Personalização dos widgets do iCloud (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

E como testar?

É fácil. Basta fazer login em icloud.com. Na parte superior da interface, você verá um convite para experimentar o novo visual. Se o convite não aparecer por ali, basta acessar o link beta.icloud.com.

Como a nova interface está em fase beta, você pode inclusive enviar feedbacks a respeito da novidade (a partir do balão com ponto de exclamação no canto direito superior).

Só não está claro quando o design com widgets se tornará padrão, mas eu apostaria em algo para as próximas semanas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados