Demorou só 20 anos para surgir um Roomba que aspira e passa pano

Roomba Combo j7+ aspira e passa pano para deixar sua casa limpa sem muito esforço; a verdadeira dificuldade é que esse robô é caro

Bruno Gall De Blasi
Por
Roomba Combo j7+ (Imagem: Divulgação/iRobot)

Enfim, aconteceu: a iRobot lançou o seu primeiro robô aspirador dois em um nesta terça-feira (27). Trata-se do Roomba Combo j7+, que, além de sugar a poeira, também oferece a opção de passar pano no mesmo dispositivo. O lançamento ainda oferece uma solução para evitar que o esfregão faça uma lambança indesejada pela casa.

A novidade estreia a função mop na linha desde o lançamento do primeiro Roomba, em 2002. À imprensa, a iRobot afirmou que o novo robô aspira tapetes e carpetes primeiro. Em seguida, o dispositivo limpa e esfrega o piso simultaneamente.

“O robô é capaz de detectar vários tipos de piso”, anunciaram. “Quando o Roomba Combo j7+ se aproxima de carpetes e tapetes, seus braços de esfregão totalmente retráteis levantam a almofada molhada para o topo do robô – da mesma forma que um conversível levanta o teto – para evitar sujeira molhada.”

Vale lembrar que este não é o primeiro modelo do mercado que une as duas funções. Outras fabricantes, como a Samsung e Xiaomi, também contam com robôs que aspiram e passam pano simultaneamente. Mas a iRobot, até então, só oferecia a linha Braava para quem precisava de um robô espanador – ou seja, era preciso ter dois dispositivos da mesma marca para fazer a limpeza completa.

Roomba Combo j7+ (Imagem: Divulgação/iRobot)
Roomba Combo j7+ (Imagem: Divulgação/iRobot)

Roomba Combo j7+ mantém a casa limpa com facilidade

O funcionamento do robô é simples. O dispositivo é capaz de detectar automaticamente quando há um esfregão conectado e quando o tanque que armazena a solução de limpeza está cheio. Assim, o próprio sistema aciona a função por conta própria, sem a necessidade de habilitá-la manualmente durante o uso. 

O mesmo é dito à aspiração. O lançamento traz um sistema de eliminação automática de sujeira, armazenando-a em um recipiente na base do aspirador. “A base limpa permite que o Roomba Combo j7+ esvazie a sujeira e os detritos que ele coleta em um saco fechado que não precisa ser substituído por até 60 dias”, explicaram.

Roomba Combo j7+ (Imagem: Divulgação/iRobot)
Roomba Combo j7+ (Imagem: Divulgação/iRobot)

Robô aspirador pode ser acionado por comandos de voz

O lançamento oferece uma tecnologia para detectar mais de 80 objetos. Assim, o usuário pode comandá-lo para limpar áreas específicas, como os arredores da caixa de areia do seu gato, do vaso sanitário e afins. O robô aspirador também identifica obstáculos, como fezes de animais, para evitar que ele saia arrastando tudo por aí.

Todo esse aparato é ligado à várias funções inteligentes. Se você possui uma caixa de som com Alexa ou Google Assistente, é possível acioná-lo por comandos de voz, sem ter que mexer no celular ou sair do sofá. O lançamento ainda traz o iRobot OS, que oferece configurações para os usuários escolherem como a casa deve ser limpa. 

E por falar no sistema operacional, a iRobot também apresentou o iRobot OS 5.0 nesta terça-feira (27). A atualização oferece a capacidade de limpar mais lugares específicos, aprimora a função para evitar objetos e traz mais atalhos à Siri. Segundo a fabricante, a atualização já começou a ser liberada a clientes “em todo o mundo”.

Roomba Combo j7+ (Imagem: Divulgação/iRobot)
Roomba Combo j7+ (Imagem: Divulgação/iRobot)

Preço e disponibilidade

O Roomba Combo j7+ já está em pré-venda nos Estados Unidos e chegará aos consumidores a partir de 4 de outubro de 2022 – mas ele é caro. No país norte-americano, o robô está disponível pelo preço sugerido de US$ 1.099. O valor equivale à cerca de R$ 5.665 em conversão direta.

Não há previsão de lançamento do robô aspirador dois em um no Brasil.

Com informações: iRobot e TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados