eFootball faz acordo com MLSPA para evitar problemas com jogadores
eFootball deve vir com acordo da liga norte-americana para representar seus jogadores e evitar problemas similares ao que FIFA teve no ano passado
eFootball deve vir com acordo da liga norte-americana para representar seus jogadores e evitar problemas similares ao que FIFA teve no ano passado
eFootball, novo game de futebol da Konami, deve resolver e evitar possíveis problemas com imagens de jogadores reproduzidos no jogo, ao menos entre a liga norte-americana. A empresa anunciou uma parceria oficial e plurianual com a MLSPA (MLS Players Association) e a OneTeam, para representar licenciamento de participantes da associação envolvida na Major League Soccer dos Estados Unidos.
A parceria dará à Konami o direito de apresentar os nomes, números, imagens e semelhanças dos jogadores no eFootball, válido para todo o território americano, incluindo a versão que deve sair no Brasil.
O acordo prevê a lista completa de jogadores da MLSPA para a série eFootball, além de 11 embaixadores da associação, incluindo Jonathan Dos Santos, Josef Martinez e Eduard Atuesta, que participarão de campanhas e vídeos promocionais, em geral.
Os 11 embaixadores serão:
A OneTeam Partners, “irmã” de licenciamento de jogadores em grupo da MLSPA, facilitou a nova parceria. A OneTeam é uma empresa esportiva global que libera o poder coletivo dos atletas de nível internacional para impulsionar negócios por meio de licenciamento, marketing, mídia e empreendimento em grupo.
Vale lembrar que eFootball deve sair ainda este ano e será de graça. O jogo será lançado no PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e Windows 10. Versões de Android e iOS também estão previstas.
Há alguns meses os fãs de jogos de futebol encararam notícias de jogadores que resolveram processar produtoras, como aconteceu com a EA e FIFA 21. Tudo começou em novembro, quando Zlatan Ibrahimović, centroavante do Milan, reclamou em seu Twitter sobre o uso de sua imagem dentro do game – ele não fazia ideia de que isso estava acontecendo e, portanto, não autorizou a reprodução eletrônica de seus traços. A partir daí, outros atletas questionaram a mesma situação.
Gareth Bale, ponta do Tottenham, foi outro que entrou no barco das reclamações e publicou no Twitter: “Interessante… O que é o FIFpro?”, acompanhado da hashtag #TimeToInvestigate, ou hora de investigar. Bale, inclusive, já foi capa do FIFA 14. Na ocasião a EA se defendeu das acusações.