TB Responde Jogos

Como funciona o modo crossplay do Fortnite?

Como funciona o modo crossplay de Fortnite com jogadores de Windows, Mac, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iPhone e Android

Ronaldo Gogoni
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O modo crossplay de Fortnite organiza partidas entre os jogadores de todas as plataformas, não importando se o jogador está no computador, em um console de mesa ou no celular. No entanto, o sistema de matchmaking possui algumas restrições e organiza automaticamente grupos através de jogadores vindo de dois “pools” distintos.

Epic Games / Fortnite / fortnite crossplay

Como funciona o modo crossplay do Fortnite?

O modo crossplay de Fortnite agrupa jogadores de todas as plataformas em que o jogo de Battle Royale está disponível, a saber:

  • Computadores: Windows e macOS;
  • Consoles de mesa: PS4, Xbox One e Nintendo Switch:
  • Dispositivos móveis: iOS (iPhone e iPad) e Android.

No entanto, o sistema de crossplay funciona de maneira diferente, dependendo da plataforma em que você joga e o modo de jogo. Por padrão, o crossplay está ativo nas partidas de grupos, que preencherão o seu time com outros jogadores online.

As partidas de Fortnite do modo Solo, independente da plataforma, não possuem o recurso de jogar contra pessoas de outros sistemas diferentes do seu.

A Epic Games criou dois “pools” distintos para o sistema de agrupamento automático dos jogadores em partidas de duplas ou em grupos, sendo: 1) um reunindo jogadores de computadores com Windows ou macOS e consoles de videogame como PS4 e Xbox One; 2) e outro com os usuários mobile de iPhone/iPad, Android e Nintendo Switch.

Fortnite

A decisão, que foi bastante polêmica, se deu porque tanto os jogadores de Switch, quanto a maioria dos jogadores mobile (salvo raras exceções) estão limitados a jogar com uma taxa de atualização de até 30 fps, o que pode ser uma tremenda desvantagem ao enfrentar adversários em computadores, no PS4 ou no Xbox One, que têm a opção de jogar em até 60 fps. Quanto mais quadros por segundo, mais suave o movimento.

O matchmaking só entra em ação no automático de partidas de grupos. Por padrão, se você joga no celular, não vai jogar contra quem está no console ou no computador. Para jogar crossplay entre todas as plataformas, é preciso adicionar jogadores como seus amigos na lista da Epic Games. Basta convidá-los (tutorial no link) para as partidas.

Com a lista de amigos Epic Games, você pode competir com jogadores de qualquer outra plataforma, que poderão fazer parte do seu time, ou você poderá ser convidado para os times deles, sem passar pela divisão de pools de plataformas da Epic Games.

Esse conteúdo foi útil?

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque