Facebook libera fotos com efeito 3D no feed de notícias usando inteligência artificial

Facebook cria foto 3D com as imagens capturadas pela câmera dupla do iPhone 7 Plus, 8 Plus, X ou XS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses

O Facebook quer tornar o feed de notícias um pouco mais interessante. O app para iOS agora usa fotos no modo retrato para criar imagens 3D. Isso vale para o iPhone 7 Plus, 8 Plus, iPhone X ou XS; mais celulares serão compatíveis no futuro. A “foto 3D” pode ser vista no computador ou em outros celulares.

Funciona assim: você abre o app no iOS, toca na nova opção “Foto 3D” no campo de status, seleciona uma foto em modo retrato, e ela será convertida para ganhar o efeito tridimensional. Isso estará disponível para todos os smartphones compatíveis nas próximas semanas.

A foto 3D pode ser visualizada em qualquer plataforma: no desktop, celular, até mesmo em headsets de realidade virtual como o Oculus Go e Oculus Rift. Você toca/clica na imagem, ou move a cabeça, para ver a profundidade da foto.

Facebook usa câmera dupla do iPhone para efeito paralaxe

Como explica o TechCrunch, a foto 3D é criada com as imagens capturadas pela câmera dupla do iPhone. Elas têm diferenças sutis que permitem recriar o que está atrás do objeto fotografado, gerando o efeito paralaxe.

Para obter os melhores resultados, o Facebook recomenda que você fotografe o objeto, pessoa ou animal a cerca de 1 m de distância. O algoritmo consegue separar melhor as camadas se o plano de fundo tiver cores distintas. Ele pode se confundir com objetos transparentes ou brilhantes, como vidro ou plástico.

O Facebook criou esse recurso pensando em democratizar a criação de conteúdo para realidade virtual. No entanto, ainda são poucos os que têm um headset. Por isso, a rede social decidiu implementar as fotos 3D para atrair usuários ao feed de notícias. Desde o ano passado, também é possível postar fotos de 360 graus.

Com informações: Facebook, TechCrunch.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Temas populares