Como organizar o feed do Instagram? Saiba como deixar o perfil mais atraente
Organizar o feed do Instagram consiste em adotar estilos e padrões de postagem para ordenar os posts de forma coesa e atrativa
Organizar o feed do Instagram consiste em adotar estilos e padrões de postagem para ordenar os posts de forma coesa e atrativa
Os usuários podem seguir alguns consensos para organizar o feed do Instagram, como definir uma estética de cores, filtros e estilos de feed, bem como fixar publicações importantes para os visitantes do perfil.
Deixar o perfil organizado torna a conta do Instagram mais atrativa, especialmente quando há um padrão para as publicações. Destacar e escolher a ordem das postagens também funciona como uma carta de boas-vindas, já que o usuário vai definir quais serão as primeiras mídias a serem visualizadas por um visitante.
Perfis comerciais e influenciadores também podem estruturar as publicações para facilitar a visualização de produtos, portfólios e ações de publicidade, além de passar uma imagem de organização que pode atrair mais seguidores.
A seguir, confira algumas formas de organizar o feed do Instagram para tornar o perfil mais convidativo.
A primeira orientação para deixar o perfil do Instagram mais atraente é organizar o feed com base em cores e filtros. Esse tipo de estética torna o perfil coeso e elegante, com mídias que seguem uma orientação de tonalidades ou filtros de edição.
O usuário pode escolher determinado filtro e aplicá-lo em todas suas postagens, mantendo um padrão. Também é possível escolher uma cor predominante que deve aparecer em todas as fotos ou organizar publicações com base em suas tonalidades para deixar o feed mais colorido.
Uma boa alternativa é definir um estilo de feed do Instagram para manter um padrão em todas as publicações e organizar as postagens, o que demonstra planejamento. Alguns dos principais tipos de feed do Instagram envolvem:
Também é possível organizar o feed do Instagram ao fixar até três publicações no topo das postagens. Essas mídias serão os primeiros posts que algum visitante vai ver ao entrar no seu perfil, e podem ilustrar conquistas, momentos inesquecíveis ou mesmo um mosaico de três fotos.
Influenciadores e blogueiros também podem fixar publicações no feed do Instagram para manter ações publicitárias em evidência. E vale lembrar que é possível desafixar posts e fixar novos a qualquer momento.
Quem costuma postar diversos stories pode transformá-los em Destaques para deixar o Instagram organizado. Ao criar pastas de Destaques no Instagram separados por tema, os principais stories serão ordenados abaixo das informações de perfil em diversos carrosséis.
Dessa forma, um visitante pode visualizar facilmente stories de uma viagem, dos seus animais de estimação, ou de hobbies. Já comércios e restaurantes podem fixar stories de cardápio, endereço, preço e catálogo de produtos para facilitar a vida dos consumidores.
Usuários ainda podem fazer mosaicos com posts no Instagram para tornar seus perfis mais atrativos. Postagens em formato de mosaico costumam chamar a atenção pelo planejamento e complexidade envolvidos no processo, e trazem um impacto visual positivo para o feed.
É possível cortar manualmente as fotos ou usar apps de terceiros para gerar grades de cada foto. O usuário então terá de publicar uma foto por vez até completar a imagem inteira, e deve se atentar às próximas publicações para não desorganizar o mosaico.
Quem já tiver ideias de publicações pode usar aplicativos para organizar o feed do Instagram. Essas ferramentas de terceiros não conseguem reordenar a disposição das mídias já publicadas, mas fornecem uma pré-visualização do feed para que o usuário imagine a distribuição de novos posts.
Disponível para Android e iPhone, o Unum mostra como ficará o feed antes da publicação de uma mídia. Já o Preview (Android e iPhone), por exemplo, dá dicas de conteúdo para posts e oferece agendamento para publicações. Feed Preview e Postme também ser usados para organizar o feed do Instagram.
Não, não é possível organizar o feed do Instagram com fotos já postadas de maneira nativa. A exceção acontece em publicações carrossel, em que se pode excluir e restaurar mídias para reordená-las dentro do post.
O usuário que que quiser editar publicações já postadas no Instagram só terá a opção de marcar pessoas, alterar legendas, adicionar localização, adicionar colaboradores, inserir música ou desativar comentários, número de curtidas e número de compartilhamentos.