Como organizar o feed do Instagram

Separamos três passos para ter um feed organizado para você contar uma história visual no seu perfil

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Como organizar o feed do Instagram?  Várias pessoas conseguem fazer com que o seu perfil conte uma história visual, com várias fotos diferentes que combinam entre si. Nós separamos três passos para ter um feed organizado: usar aplicativos que ajudam no processo, editar as fotos com filtros semelhantes e, por fim, olhar diferentes estilos de organização para se inspirar.

Antes de postar suas fotos, é importante que você tenha uma ideia de como elas vão ficar no feed do seu Instagram. Por isso, separamos dois apps que ajudam nesse processo, assim você consegue ter uma ideia da ordem de postagem das fotos e finalmente ter um feed do Instagram organizado.

Apps que ajudam a organizar o feed do Instagram

Opção 1: Unum (básico e grátis)

Uma dica legal para conseguir imaginar o seu feed do Instagram é usar o app Unum, que disponibiliza espaços para você incluir fotos da galeria e ver como ficariam no seu perfil de fato. A partir dele, você também pode postar a foto e ver estatísticas do seu perfil.

  • Dica: com o Unum, você também pode ciar uma grade de 3×3 com várias fotos no Instagram; basta tocar na foto e depois tocar no ícone de grade (a primeira das cinco opções).

Para usar o Unum, antes você precisa fazer login na sua conta do Instagram. Instale o aplicativo para Android e iPhone e coloque os dados da sua conta; depois, autorize o aplicativo e pronto! Quando terminar de usar, lembre-se de desconectá-lo.

Opção 2: Preview (mais completo, porém com recursos pagos)

Outra opção é usar o Preview, aplicativo disponível para Android e iPhone que é parecido com o Unum. Ele é mais completo: além de permitir que você organize as fotos no perfil antes de postar e mostrar estatísticas, ele copia alguns filtros do Instagram, permite que você reposte fotos, pesquise as melhores hashtags para as suas fotos, tem um recurso para agendar as publicações e outro para dar acesso à sua conta para outras pessoas da equipe sem necessariamente compartilhar a senha.

A única limitação do Preview é que ele é gratuito somente para um usuário, dois pacotes de filtros, estatísticas básicas e posts ilimitados. Para desbloquear mais filtros, estatísticas mais completas e o recurso de hashtag e repost, você precisa assinar a versão Pro, que custa R$ 28,99 por mês.

Editando as fotos para o Instagram

Depois de decidir a ordem das imagens, outra dica é tratá-las com um bom editor. Eu recomendo o VSCO, que tem diversos filtros muito bons à disposição; o app também consegue mudar a cor dos realces ou sombras da sua foto, assim você consegue combinar as cores do seu Instagram e deixá-lo em sintonia.

Também existem outros bons editores de imagem, tanto para Android e iPhone. Nós fizemos uma lista indicando 7 aplicativos para você editar fotos no smartphone; veja qual é melhor para o seu uso.

Inspiração: formas de organizar o feed do Instagram

Um post no blog do aplicativo Preview dá uma ideia de como organizar o Instagram de diferentes formas. Depois de editá-las no VSCO (ou qualquer outro editor de imagem) e ajeitá-las no aplicativo Preview ou Unum, você pode se inspirar em um desses modelos de organização:

1. Quadrados. Neste modelo, os quadrados combinam entre si e têm o mesmo esquema de cores.

2. Diagonal. Parecido com o de quadrados, este você separa suas fotos em categorias diferentes e as combina na diagonal.

3. Azulejos. Assim como em uma parede feita de azulejos, você alterna entre dois (ou mais) estilos diferentes; no segundo exemplo abaixo, o perfil alterna entre uma foto e uma frase inspiradora com estilos bem parecidos.

4. Linha por linha. Cria uma “história” diferente a cada linha; basta escolher três fotos que combinam entre si e postar na ordem certa.

5. Linha no meio. Parecido com o de cima, mas dessa vez há uma linha no meio separando diferentes estilos.

6. Arco-íris. Várias fotos diferentes que, conforme vão sendo postadas, criam uma transição entre diferentes cores, normalmente presentes no arco-íris.

7. Quadros. Fotos que têm uma borda branca em volta; assim, quando postadas, parecem criar vários quadros no seu perfil.

8. Quebra-cabeça. Várias fotos separadas que, juntas, se completam. Vale apontar que elas também precisam fazer sentido separadamente, caso contrário a pessoa não vai entender até entrar no seu perfil.

Você também pode misturar vários desses estilos de acordo com o que prefere postar e ir criando “temas” ao longo dos meses. 😉

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados