Agora é oficial: Netflix remove seção de resenhas de usuários
Em um artigo de ajuda, a Netflix se limitou a dizer que a área tinha "uso menos frequente"
Em um artigo de ajuda, a Netflix se limitou a dizer que a área tinha "uso menos frequente"
A Netflix revelou, no início de julho, a intenção de acabar com a área de resenhas dos usuários. Agora, a decisão foi colocada em prática: não é mais possível publicar, nem visualizar, as avaliações sobre filmes e séries presentes no serviço.
O começo da fim da funcionalidade aconteceu em 30 de julho, quando a Netflix removeu a opção de fazer comentários sobre os títulos. Agora, você não poderá verificar as contribuições feitas por mais de uma década por outros usuários.
A confirmação foi feita em um pequeno artigo voltado para quem está buscando ajuda para publicar uma resenha. Nele, a plataforma afirma que o recurso foi descontinuado por conta do “uso menos frequente”.
Uma das possíveis justificativas está no fato de a seção estar disponível somente no site e para computadores. Em dispositivos bastante utilizados, como TVs e celulares, não era possível acessar as avaliações.
Apesar disso, a seção ainda tinha usuários fieis. A Variety afirma que séries populares como Stranger Things contavam com cerca de quatro mil comentários. No IMDb, por exemplo, a produção conta com “apenas” 870 resenhas.
A quantidade de comentários negativos também pode ter contribuído para a decisão da Netflix. Se o número de avaliações já era baixo, segundo a plataforma, as críticas poderiam contribuir para o afastamento de outros usuários às produções originais.
Algumas pessoas, inclusive, chegavam a publicar comentários para diminuir a recomendação de um título pelo algoritmo da plataforma. Porém, esse conteúdo não era usado nas sugestões: “Escrever um ‘comentário negativo’ nunca teve qualquer importância para recomendar ou não um título para outros espectadores”, disse a empresa.
Ainda que em proporção menor, o fim da seção de resenhas é mais uma mudança na Netflix a receber críticas dos usuários. Ela se junta, por exemplo, à troca do sistema de avaliação por estrelas para o “curti/não curti”.