O Windows Vista foi lançado há uma década em meio a diversas críticas. Em breve, ele será definitivamente parte do passado da Microsoft.

Usando o atalho Windows + Tab para alternar entre janelas no Windows Vista (Alex Brewer/Flickr)

Após 11 de abril de 2017, o Windows Vista não terá mais suporte estendido oficial. Como explica a PCWorld, isso significa que ele não receberá novas atualizações de segurança, não terá opções de suporte gratuito nem pago, e nem mesmo atualizações de conteúdo técnico online.

Rodar um sistema operacional antigo significa assumir riscos de segurança, e logo eles se tornarão muito piores – nenhuma vulnerabilidade existente será corrigida.

O antivírus Microsoft Security Essentials só receberá atualizações por um tempo limitado. O Firefox lançou recentemente a última versão compatível com Windows Vista; o Chrome interrompeu suporte no ano passado; e a Microsoft manteve o sistema no Internet Explorer 9.

Felizmente, há poucos PCs rodando Windows Vista atualmente – apenas 0,78% de acordo com a NetMarketshare. (O Windows XP continua acima de 8%, mesmo que seu suporte tenha expirado em 2014.)

O Windows Vista se tornou uma dor de cabeça para a Microsoft por diversos motivos: ele exigia muito do hardware da época, era incompatível com dispositivos e programas criados antes de 2007, e irritava o usuário com inúmeros alertas de segurança. Esses e outros problemas foram remediados com o Windows 7, que terá suporte estendido até 2020.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados