Google para Android vai salvar suas buscas quando não houver internet

Diego Melo
Por
• Atualizado há 4 dias

Não são raros os casos em que precisamos fazer uma busca rápida no Google pelo smartphone e a conexão com a internet “não colabora”. Pensando nisso, a companhia divulgou hoje (18) um recurso para Android que promete solucionar ou, ao menos, amenizar esse problema.

A partir da versão mais recente do aplicativo do Google, é possível fazer uma pesquisa sem estar conectado à internet. Ou quase isso. A pesquisa não vai exibir os resultados na hora, mas ficará salva para ser realizada quando o sinal estiver disponível. Assim que o resultado for encontrado, o usuário receberá uma notificação.

Além de ser útil para realizar pesquisas quando o sinal da rede estiver ruim ou quando estivermos sofrendo com uma conexão intermitente, a nova funcionalidade poderá ser utilizada para enfileirar pesquisas. Basta fazer as buscas e deixar o app trabalhando em segundo plano.

Segundo o post no blog oficial, esse recurso não afetará o consumo de energia, e impactará “minimamente” o consumo de dados ao exibir páginas de resultados de pesquisa simplificadas. O Google não informou quando (e se) o recurso estará disponível no aplicativo para iOS, mas esperamos que seja em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados