Há alguns meses, o Google anunciou seu projeto de realidade aumentada chamado ARCore. Ele estava em testes desde então, mas chegou à versão 1.0 e pode ser usado em 13 aparelhos compatíveis.
O ARCore requer Android 7.0 Nougat ou superior, e exige calibração e configuração personalizada para cada dispositivo — por isso é limitado a modelos específicos.
Para usar o ARCore, você precisa ter um destes smartphones:
- Samsung Galaxy S8
- Samsung Galaxy S8+
- Samsung Galaxy Note 8
- Samsung Galaxy S7
- Samsung Galaxy S7 Edge
- LG V30 (com Android Oreo)
- LG V30+ (com Android Oreo)
- Google Pixel
- Google Pixel XL
- Google Pixel 2
- Google Pixel 2 XL
- Asus Zenfone AR
- OnePlus 5
Segundo o Google, isso significa que 100 milhões de dispositivos podem rodar sua plataforma de realidade aumentada. E alguns dispositivos futuros da Samsung, Huawei, LG, Motorola, Asus, Xiaomi, HMD/Nokia, ZTE, Sony e Vivo também serão compatíveis.
O Snapchat criou uma experiência imersiva que coloca você no estádio Camp Nou, do FC Barcelona:
O app Sotheby’s International Realty permite decorar sua casa com estilos diferentes de móveis:
A Porsche criou uma demonstração que coloca o carro-conceito Mission E perto de você:
E o jogo Ghostbusters World, inspirado nos filmes Os Caça-Fantasmas, vai usar o ARCore quando for lançado ainda este ano:
O ARCore é uma resposta do Google ao Apple ARKit, lançado com o iOS 11 e utilizado por vários desenvolvedores. (O projeto Tango, que exigia hardware adicional, foi encerrado.)
Enquanto o ARKit permite colocar objetos em grandes planos horizontais e verticais — pisos, mesas e paredes — o ARCore tem suporte a superfícies em geral, como a palma da mão ou um travesseiro (além de pisos e paredes).
O Google Lens também está sendo liberado para os usuários, ainda em prévia. Trata-se de um recurso de visão computacional para reconhecer informações a partir de imagens. Ele estará disponível para usuários do Google Fotos em inglês no Android ou iOS 9+, e também no Google Assistente em inglês.
Basicamente, o Google Lens consegue identificar objetos nas fotos. Isso inclui estabelecimentos comerciais, obras de arte, plantas e animais. Ele também é capaz de reconhecer texto: dessa forma, você pode guardar os dados de um cartão de visita, por exemplo.
Com informações: Google, Ars Technica, TechCrunch.