Qual a diferença entre o iPhone 6 e o iPhone 6s?

Comparação também é válida para o iPhone 6 Plus e iPhone 6s Plus; saiba qual é a diferença entre os aparelhos da Apple

Jean Prado
Por
• Atualizado há 11 meses
iPhone 6s

Lançado em 9 de setembro de 2015, o iPhone 6s é o sucessor direto do iPhone 6, que por sua vez foi lançado em 9 de setembro de 2014. Até hoje, ambos os modelos são bem populares e chamam a atenção de quem quer ter um iPhone, mas não quer gastar muito, optando por uma versão mais antiga de segunda mão ou ainda nas lojas.

No geral, as mudanças entre o iPhone 6s e o iPhone 6 aconteceram internamente, uma vez que ambos os modelos são extremamente parecidos por fora. Veja qual a diferença entre o iPhone 6 e o iPhone 6s de maneira prática neste comparativo.

O que muda do iPhone 6 para o iPhone 6s?

A principal diferença é o ganho em poder de processamento: o iPhone 6s conta com um processador A9, 70% mais rápido em relação ao A8, do iPhone 6. Além disso, a GPU (placa de vídeo) tem ganho ainda maior, de 90% em relação à geração anterior. Além disso, o iPhone 6s tem 2 GB de RAM em comparação com 1 GB no iPhone 6.

Outro ganho considerável é na câmera, que no iPhone 6s tem 12 megapixels em relação aos 8 MP do iPhone 6, além de filmar em 4K. A câmera frontal também melhorou, de 1,2 MP para 5 MP no iPhone 6s.

Um recurso que até hoje os iPhones carregam e foi introduzido no iPhone 6s é o 3D Touch, que faz alguma ação no sistema (abre um menu, por exemplo) de acordo com a força que você impõe na tela do aparelho. Com isso, também surgiram as Live Photos, que são pequenos vídeos gerados a partir de cada captura que é feita pela câmera do iPhone 6s.

O iPhone 6s é mais pesado que o iPhone 6 (143g contra 129g) e 0,2 mm mais grosso; pelo menos a questão do peso deve ser perceptível no dia a dia, mas não necessariamente algo que incomode. Apesar disso, o iPhone 6s tem bateria menor (1.715 mAh) que o iPhone 6 (1.810 mAh).

Ah, e a cor ouro rosé existe desde o iPhone 6s; o iPhone 6 foi lançado apenas em cinza espacial, prateado e dourado.

O que continua o mesmo no iPhone 6S?

Com tantas mudanças, o que realmente continua o mesmo é o design externo, introduzido no iPhone 6 e o tamanho (e resolução) da tela, que permaneceram de 4,7 polegadas e 5,5 polegadas para o iPhone 6s e iPhone 6s Plus, respectivamente.

Suporte a versões do iOS

Lançado com o iOS 8, o iPhone 6 já passou por três atualizações do iOS e suporta a versão mais recente do sistema operacional, o iOS 11. Hoje, até o iPhone 5s suporta esta última versão.

No entanto, o iPhone 5, lançado em 2012, deixou de ser atualizado e suporta apenas o iOS 10. Ou seja, é esperado que os iPhones durem quatro ou cinco atualizações, então pode já estar chegando a hora do iPhone 6. Já o iPhone 6s, lançado com o iOS 9, tem mais um tempinho pela frente.

Vale a pena trocar o iPhone 6 pelo iPhone 6S?

Hoje em dia, talvez valha pegar o iPhone 6s, se você realmente quiser um iPhone e achá-lo por um preço atrativo. Já o iPhone 6, nem pensar — ele pode deixar de ser atualizado nos próximos anos e seu hardware já está defasado.

De qualquer forma, o iPhone 6s deve ter uma sobrevida de uns 2 anos, no máximo. Ou seja, é mais seguro comprar um iPhone 7 caso o preço esteja parecido, uma vez que este deve durar um pouco mais.

Receba mais sobre iPhone 6 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados