Google Assistente permite ler mensagens de WhatsApp e Telegram

Com o novo recurso, o Google Assistente reúne e lê mensagens de vários aplicativos

Victor Hugo Silva
• Atualizado há 1 ano e 3 meses

O Google Assistente ficou um pouco mais completo e se tornou capaz de ler mensagens de aplicativos de terceiros, como WhatsApp, Telegram, Slack e Discord. Até então, ele só conseguia indicar o que havia chegado via SMS e Hangouts.

Imagens: Android Police

Aparentemente, a novidade ainda não está disponível no Brasil. Em países em que ela já foi liberada, é preciso apenas de um comando como “leia minhas mensagens” para elas serem reveladas em voz alta pelo Google Assistente.

Para verificar as mensagens não lidas, ele pedirá permissão para acessar suas notificações. Em seguida, o conteúdo será exibido em uma espécie de carrossel. As mensagens mais recentes serão lidas primeiro, com detalhes sobre qual aplicativo em que elas foram enviadas.

Apenas as mensagens em texto são acessíveis. Por outro lado, aquelas que incluem áudio, vídeo ou foto levam a avisos como “a mensagem contém apenas um anexo de áudio” e não podem ser reproduzidas pelo Google Assistente.

Após ler as mensagens, a ferramenta oferece a opção de respondê-las diretamente. É possível usar o campo que aparece na tela e digitar a mensagem ou novos comandos de voz e ditar o que será enviado para outra pessoa.

Vale lembrar que, apesar de não conseguir ler as mensagens recebidas em aplicativos como WhatsApp e Telegram, o Google Asssitente já permitia criar mensagens por eles. A novidade ajuda a aumentar a integração entre a ferramenta do Google e os mensageiros.

Com informações: Android Police, 91Mobiles.

Leia | Como usar o Google Assistente para enviar mensagens no WhatsApp

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.