Google: buscas sobre “não votar” crescem nas Eleições 2020
Google divulga central com principais termos pesquisados sobre as eleições; dúvidas sobre ausência às urnas são frequentes
Google divulga central com principais termos pesquisados sobre as eleições; dúvidas sobre ausência às urnas são frequentes
O Google divulgou, nesta quarta-feira (21), os termos mais pesquisados em relação às Eleições 2020. De acordo com a empresa, a dúvida sobre como justificar a ausência é frequente, e aparece entre as cinco buscas mais populares relacionadas ao termo “votar” na última semana. Ainda em relação a este termo, a pergunta mais buscada pelos brasileiros é “O que acontece se não votar?”.
As informações estão disponíveis na nova central de insights para o processo eleitoral municipal, apresentada hoje pelo Google. A página também conta com tendências de busca em tempo real e as principais dúvidas sobre candidatos.
Com relação ao termo “votar”, as perguntas mais feitas são:
O cenário se deve, em parte ao adiamento das Eleições 2020 e ao isolamento parcial que muitas cidades ainda experimentam devido à pandemia da COVID-19. Apesar da reabertura de alguns estabelecimentos, os dados levantados podem indicar uma tendência de maior ausência às urnas este ano.
Para Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil, essas pesquisas “podem ser um indicativo de que há uma um certa preocupação do brasileiro em ir votar por conta da pandemia”.
A Pesquisa Google confirma o interesse principal dos brasileiros no tema “Saúde” – esse é o assunto relacionado ao debate político com mais buscas no país. Em seguida, estão “Educação”, “Impostos”, “Bolsa Família” e “Desemprego”.
A central de insights também mostra quais são os partidos mais buscados junto ao termo “candidato(a)” nos últimos 14 dias. No momento de publicação desta matéria, o PT lidera, com 36% das pesquisas, seguido pelo PSOL (11%). O Partido Novo e o PSL contam com 10%.
É importante ressaltar que esses dados não representam intenção de voto, mas sim o interesse de busca no Google. O levantamento também comprova que os brasileiros buscam mais por dados relacionados ao número e partido dos candidatos do que por suas propostas, ficha ou histórico com corrupção.
Além dos dados gerais, eleitores dos quatro principais colégios eleitorais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte) poderão ter informações mais detalhadas por região na central de insights.
As Eleições 2020 acontecem em 15 de novembro (primeiro turno). Nos locais onde houver necessidade de segundo turno, ele acontecerá no dia 29 de novembro.