Google Chrome vai bloquear anúncios invasivos em vídeos
A partir de agosto, Chrome vai bloquear anúncios que atrapalham a reprodução de vídeos
A partir de agosto, Chrome vai bloquear anúncios que atrapalham a reprodução de vídeos
Para o Google, restringir anúncios online pode ser uma tarefa delicada, afinal, a companhia obtém a maior parte de sua receita da publicidade. Mas a empresa dá cada vez mais sinais de que tenta coibir abusos. A próxima medida visa fazer o Chrome bloquear anúncios invasivos em vídeos ou que não podem ser ignorados pelos usuários.
A decisão corresponde às práticas recomendadas pela Coalition for Better Ads, organização da qual o Google faz parte (assim como Facebook, Microsoft e Criteo, por exemplo). O objetivo é desestimular a veiculação de anúncios que atrapalham a experiência do usuário com vídeos e, consequentemente, são considerados irritantes.
Sendo mais específico, três tipos de anúncios serão barrados pelo Chrome:
Na primeira olhada, é de se pensar que o YouTube será fortemente afetado pelas restrições, mas dá para dizer que a plataforma já está adaptada a essas regras.
Explico: o YouTube exibe anúncios intermediários, mas só em vídeos com 10 minutos de duração ou mais; as novas recomendações, que foram anunciadas nesta semana pela Coalition for Better Ads, se aplicam a vídeos com até 8 minutos de duração.
De todo modo, as empresas que não seguem essas práticas terão bastante tempo para se adaptar: o Google explica que o Chrome só começará a bloquear anúncios invasivos em vídeos a partir de agosto.