Google Docs: versão para tablets ganha nova barra de ferramentas

Apps do Workspace terão novas funcionalidades que visam melhorar a produtividade dos usuários nos tablets

Lupa Charleaux
Por
Google Docs ganhará uma nova barra de ferramentas inspirada no visual Material Design 3 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google prepara uma grande atualização para as versões para tablets dos aplicativos do Workspace. Google Docs, Planilhas e Apresentações terão uma nova barra de ferramentas lateral para facilitar e dar mais rapidez para a formatação dos documentos.

A nova barra de ferramentas dos apps de produtividade do Google será lançada para todos os usuários a partir de 6 de março de 2024. No momento, a novidade está disponível somente para um pequeno grupo de usuários selecionados do Workspace.

Imagem mostra a nova barra de ferramentas do Google Docs para tablets
Nova barra de ferramentas do Google Docs promete usar o espaço da tela do tablet com eficiência (Imagem: Reprodução/Google)

Baseado no visual Material Design 3, a nova barra de ferramentas do Google Docs facilita o acesso às opções de formatação. Dessa forma, os usuários poderão ajustar rapidamente a fonte, tamanho do texto, alinhamento, espaçamento entre linhas e outros detalhes do documento.

De acordo com o Google, a barra lateral do aplicativo usará o espaço da tela dos tablets de forma eficiente. Então, as pessoas poderão escrever um texto e acessar as opções de formatação simultaneamente.

O app Apresentações também simplificou a substituição do plano de fundo dos slides. Em vez de passar por várias etapas para trocar o background, agora os usuários podem simplesmente arrastar e soltar a imagem para ter um slide personalizado.

https://twitter.com/ChinmayDhumal/status/1759437118290444406

Google Workspace com recursos de IA

O Google planeja adicionar novos recursos de inteligência artificial (IA) aos apps do Workspace. Ferramentas para criação de textos, como o “Ajude-me a escrever”, estão sendo testadas no Google Docs por usuários beta do Google Labs e devem chegar para o público geral nos próximos meses.

Vale dizer que o Google lançou recentemente o Gemini 1.5, modelo de IA projetado para uso contextual mais longos. Entre eles, escrita de textos, criação de códigos de programação, geração de imagens a partir de texto e processamento de vídeo.

A adição de recursos de IA generativa ao Google Docs, Planilhas e Apresentações deve contribuir com a produtividade das pessoas. Contudo, não há detalhes se as ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários ou apenas assinantes do Google One.

Com informações: MySmartPrice

Receba mais sobre Google Docs na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados