Google vai encerrar Hangouts clássico no G Suite a partir de outubro
Google vai manter Hangouts clássico para usuários comuns, mas deve encerrá-lo de vez em 2020
Google vai manter Hangouts clássico para usuários comuns, mas deve encerrá-lo de vez em 2020
O Google acaba de anunciar que o Hangouts clássico será encerrado para clientes do G Suite. Seus recursos serão implementados no Hangouts Chat, e o serviço de mensagens começará a ser desligado em outubro de 2019. Ainda não há um cronograma para usuários comuns, mas acredita-se que ele será fechado de vez em 2020.
Este é o cronograma para clientes do G Suite:
O Google vai fazer algumas alterações no serviço em abril. O Hangouts Chat será oferecido — de forma opcional — para todos no G Suite que possuem o Hangouts clássico ativado na web, iPhone e Android. E se quiser, o administrador poderá desativar a interface de usuário do Hangouts clássico.
As configurações de bate-papo serão unificadas, servindo para o Hangouts clássico e para o Chat. Além disso, a página de configurações “Google Hangouts” no console de administrador será renomeada para “Hangouts Meet”, e vai controlar os ajustes para chamadas de vídeo no Hangouts clássico e no Meet.
O Hangouts Chat é pensado para comunicação corporativa, com foco em criação de grupos, e concorre com Slack e Microsoft Teams. Enquanto isso, o Hangouts Meet realiza videochamadas com até 100 participantes.
E quanto aos usuários comuns? O Google diz que “um cronograma mais específico será comunicado em uma data posterior”. É que a empresa primeiro terá que migrá-los para o Chat e Meet. Enquanto isso, o Hangouts clássico segue funcionando normalmente para os consumidores.
O Hangouts clássico deve ser encerrado para todos em algum momento de 2020, segundo o 9to5Google. Scott Johnson, chefe do Hangouts, diz que ainda não há prazo para isso acontecer. No entanto, ele confirma que os usuários serão migrados para o Chat e o Meet, e isso “vai resultar no encerramento do Hangouts clássico”.
Você usa o Hangouts? Já está procurando um substituto?
Com informações: Google.