Google Hangouts clássico dará adeus aos usuários do Workspace em março

Google vai migrar contas corporativas que ainda usam Google Hangouts clássico para o Google Chat automaticamente a partir de março

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Hangouts (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Google vai iniciar a fase final da migração do Google Hangouts clássico para o Google Chat em breve. Segundo a companhia nesta terça-feira (22), as contas do Google Workspace passarão a usar a nova ferramenta de bate-papo como padrão a partir de março. A medida também será aplicada aos assinantes do G Suite Basic e Business, mas não vai impactar os usuários de contas pessoais do Gmail.

A última etapa da atualização é voltada para domínios que ainda não ativaram a configuração “o Chat é preferencial” no Admin Console. O Google explica que a definição será habilitada automaticamente a partir de março. Assim, os usuários de contas corporativas serão redirecionados ao Chat caso acessem o Hangouts clássico pela web ou por apps para celulares e tablets.

“Não é possível desativar essa alteração”, afirmaram. Ainda assim, o domínio “hangouts.google.com” continuará funcionando. As configurações “Chat e Hangouts clássico” e “Somente Hangouts clássico”, por outro lado, serão removidas do Admin Console após a migração.

Mudança será aplicado a domínios que ainda não usam a configuração "o Chat é preferencial" (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Mudança será aplicado a domínios que ainda não usam a configuração “o Chat é preferencial” (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Hangouts: confira o cronograma da etapa final

A alteração é voltada para domínios que utilizam a configuração “Somente Hangouts clássico” ou “Chat e Hangouts clássico”. Sendo assim, as contas corporativas que ainda não usam a definição “o Chat é preferencial” serão migradas para a nova plataforma automaticamente. Confira, a seguir, o cronograma de transição de acordo com a configuração escolhida no painel para administradores:

  • Chat e Hangouts clássico: “ao longo de três semanas a partir de 22 de março de 2022”;
  • Apenas Hangouts clássico: “ao longo de cinco semanas a partir de 4 de abril de 2022”.

O Google ainda afirma que “exceto em alguns casos especiais, todo o histórico de conversas do Hangouts estará disponível no Google Chat“. Mas, a partir de meados de março, os espaços recém-criados no Chat não aparecerão no Hangouts clássico. Além disso, a companhia ressalta que as mensagens enviadas na plataforma clássica continuarão sendo retidas e mantidas de acordo com as políticas definidas pelos usuários do Vault.

Os usuários também não precisam fazer alterações nas configurações. Neste momento, o alerta é destinado aos administradores de domínios que ainda utilizam a plataforma antiga. “Se você não tiver a configuração ‘Somente Hangouts clássico’ ou ‘Chat e Hangouts clássico’ selecionada, não será necessário fazer nada”, informaram.

Google Chat no navegador (Imagem: Reprodução)
Transição para o Google Chat começou em 2020 (Imagem: Reprodução)

Transição do Hangouts para o Chat começou em 2020

A transição do Hangouts clássico para o Google Chat foi iniciada em 2020. Naquela época, todas as conversas da plataforma e do Chat foram unificadas em um só lugar. Além disso, o Google liberou a opção para que os usuários de contas corporativas pudessem utilizar o novo serviço para falar com pessoas de outras empresas. 

Outras mudanças foram aplicadas em seguida. Em junho do mesmo ano, o Google Chat tornou-se integrado ao Gmail na web para dar sequência ao processo de substituição. Enquanto isso, a plataforma clássica perdeu alguns recursos, como a opção para iniciar chamadas de vídeo em grupo para dar prioridade ao Google Meet.

Ainda não se sabe quando a medida será aplicada às contas gratuitas do Google.

Com informações: Google Workspace Updates e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados