Google permite experimentar alguns jogos para Android sem instalá-los

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

Você provavelmente já baixou algum jogo para smartphone, e logo se arrependeu porque ele não lhe agradou. O Google está preparando uma forma de testar games para Android sem downloads pesados, e sem mesmo um processo de instalação.

Trata-se do Google Play Instant. Basicamente, você pode ir até a Play Store, escolher um jogo, tocar no botão “Testar agora” e pronto. Isso também foi integrado ao app Play Games, na seção “Arcada”:

Eu experimentei isso com Clash Royale, e o carregamento foi bem rápido. A tela “App instantâneo” aparece por menos de dois segundos; nem deu tempo de tirar print na primeira vez. É possível jogar algumas fases e, caso você fique interessado, há um botão para baixar a versão completa.

Além de Clash Royale, você pode testar o Google Play Instant com Final Fantasy XV: Novo Império, Words With Friends 2, Bubble Witch 3 Saga, Mighty Battles e Paciência (da Zynga). Essa tecnologia ainda está em beta fechado para desenvolvedores; caso você tenha interesse, preencha este formulário.

Tudo isso talvez esteja soando muito familiar. É que, no ano passado, o Google enfim liberou os Instant Apps para Android. Eles também não requerem instalação; você pode experimentar alguns deles aqui. Não se trata de webapps; eles rodam de forma nativa e funcionam apenas no Android com Google Play Services.

O Google explica ao The Verge que expandiu essa tecnologia para jogos também; foi preciso atualizar algumas APIs para funcionarem melhor com OpenGL. A empresa também está trabalhando com Unity e Cocos para facilitar o desenvolvimento para o Play Instant; isso será liberado ainda este ano.

A versão instantânea de um jogo precisa pesar menos de 10 MB. Isso funciona bem para alguns títulos mais simples, como Bubble Witch, mas é uma limitação forte para FFXV — você combate uma criatura por menos de um minuto, e é convidado a instalar a versão completa.

Para ativar ou desativar esse recurso, vá em Configurações > Google > Aplicações Instantâneas. Ela aparecerá apenas caso seu smartphone seja compatível.

Com informações: Google, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados