Google revela Projeto Astra, a IA que tudo vê e se lembra das coisas
Em demonstração, pessoa usa smartphone ou óculos smart com câmera. Sistema consegue dizer o bairro em que estão.
Em demonstração, pessoa usa smartphone ou óculos smart com câmera. Sistema consegue dizer o bairro em que estão.
O Google aproveitou o evento Google I/O, que acontece nos Estados Unidos, para apresentar uma poderosa ferramenta de inteligência artificial que consegue compreender o ambiente a partir da câmera do celulares. Por ora chamado de Projeto Astra, o sistema também se lembra do que viu, de modo a trazer respostas mais precisas para o usuário.
Os executivos da empresa ressaltaram que se trata de uma demonstração para um produto em beta. Parte dos recursos deve chegar a outros serviços do Google com o passar do tempo. Mesmo assim, o Projeto Astra atraiu o aplauso dos participantes do evento, em Mountain View.
O Projeto Astra roda tanto no smartphone quanto em óculos inteligentes (cujos detalhes não foram apresentados). No vídeo de demonstração, uma pessoa pede para o Astra observar a sala e mostrar onde tem um equipamento capaz de fazer sons. O sistema rapidamente indica a presença de uma caixa de som.
Na sequência, a usuária chega perto do aparelho, faz o desenho de uma seta na tela e pergunta qual é aquele elemento. O Astra novamente é rápido em falar que aquele é um tweeter.
O sistema do Astra demonstra raciocínio lógico ao olhar para um quadro com desenhos de dois gatos (um feliz, outro aparentemente morto) perto de uma caixa, e indicar que se trata do Gato de Schrödinger. Em outro momento, a pessoa do Google aponta o smartphone para a janela e questiona onde estão, no que o Astra revela o bairro de Londres.