Google “Sabrina” com Android TV e controle remoto vazam em imagens
O novo Chromecast Ultra, chamado internamente de Google Sabrina, também atualiza a interface do Android TV para dar mais foco ao conteúdo
O novo Chromecast Ultra, chamado internamente de Google Sabrina, também atualiza a interface do Android TV para dar mais foco ao conteúdo
Os rumores sobre um lançamento de Chromecast com esteroides e que traz junto o Android TV aumentaram com um novo vazamento de imagens deste gadget, chamado internamente de Google Sabrina. O produto pode ser o sucessor direto do Chromecast Ultra, que é a versão 4K do dongle e que não foi lançado no Brasil.
Um dos maiores empecilhos para o Chromecast ser ainda mais popular é a falta de controle remoto, o que obriga o usuário a conhecer profundamente aplicativos de smartphone, tablet ou suas versões para computador para poder controlar a reprodução de conteúdo que está na tela. Tudo pode mudar com o próximo dongle que boatos afirmam que o Google lançará em pouco tempo.
Ainda sem nome oficial, o gadget aparentemente é chamado de Sabrina dentro do gigante das buscas e ele funcionará como uma evolução da plataforma Chromecast, só que com Android TV junto e por conta disso vem com controle remoto; produto que praticamente qualquer pessoa está bem acostumada, já que existe para televisores desde desde meados dos anos 50.
O visual do produto que está nas fotos deste artigo, foi encontrado dentro de uma versão de testes do firmware. Neste sistema também foram encontradas informações sobre a interface do Android TV que roda dentro do gadget e mostra uma evolução da plataforma do Google para TVs. Ela deixa de ser apenas um punhado de ícones maiores ou menores, para exibir mais detalhes sobre o conteúdo em um visual que lembra bastante o menu de filmes e séries da Netflix.
O controle remoto vazado tem uma configuração de botões semelhante ao da Apple TV, mas com adição de uma área de toque mais visível e com um botão que chama o Google Assistente. Assim como seu concorrente que da Apple, o do tal Google Sabrina utiliza Bluetooth e tem uma lâmpada infravermelho para mais funções da TV, como controlar o volume. Um ponto que chamou atenção é a ausência de botões para atalhos de serviço de streaming ou locadora, que pode ser até do Play Filmes, do próprio Google.
Uma análise mais profunda deste firmware mostra que o Google Sabrina tem suporte para Dolby Vision com base em chip Amlogic. Ainda não existem informações importantes como mais detalhes sobre o hardware ou preço, já que ter um Android TV embarcado certamente exige mais do que vem no produto. O preço continua nos rumores mais ventilados, que apontam para algo perto de US$ 80 – mais do que o dobro do Chromecast sem 4K, quase 16% mais caro do que os US$ 69 do Chromecast Ultra.
Com informações: XDA-Developers.