Vídeos que tocam sozinhos são um dos aspectos mais inconvenientes da web atual. O Facebook, por exemplo, passou a reproduzi-los automaticamente com o som ligado. O Google está seguindo um caminho semelhante.
Alguns resultados da busca trazem um vídeo do YouTube no painel à direita, e ele começa a tocar sozinho para alguns usuários, como descobriu o SEM Post.
O vídeo fica no “painel do conhecimento“, o card à direita dos resultados de busca. No caso de filmes, ele exibe informações como duração, data de lançamento, sinopse e o trailer — que passa a tocar automaticamente.
Nós usamos o endereço google.com/ncr para testar a busca em inglês. Alguns termos, como “justice league” e “game of thrones”, trazem um vídeo na barra lateral, mas ele não tocou sozinho aqui.
A reprodução automática só aparece para alguns usuários no Google para desktop; a versão mobile não toca o vídeo. Além disso, é preciso clicar nele para ativar o som. Ainda assim, isso abre um precedente ruim — o Facebook também começou com vídeos tocando sem som.
Um porta-voz do Google confirmou os testes ao Search Engine Land: “estamos constantemente experimentando formas de melhorar a experiência de pesquisa para nossos usuários, mas não temos planos para anunciar neste momento”.
Com informações: Mashable.