Como melhorar as recomendações de vídeos do YouTube

Saiba como melhorar as recomendações de vídeos do YouTube em quatro passos simples no seu histórico de conta

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
YouTube / Christian Wiediger / Unsplash

Se você usa YouTube com frequência já deve ter observado as faixas de vídeos recomendados na plataforma. Como isso funciona? Assim como no Google, a sua atividade no YouTube, no buscador e no Google Chrome influencia os resultados da pesquisa, as recomendações na página inicial, as notificações e os vídeos sugeridos.

É claro, existem várias formas de influenciar essas recomendações e os resultados de pesquisa que aparecem para você, principalmente se começar a interferir no histórico. É comum ver vídeos que você não gostou ou que outra pessoa tenho usado o site com seu login conectado. Você pode começar a remover vídeos específicos do histórico de visualizações e pesquisas, colocar ambos em pausa ou limpar para recomeçar do zero.

Como melhorar as recomendações do YouTube 

  1. Remova vídeos do histórico de visualizações: 

Se você consumiu vídeos de um determinado assunto e começou a ver recomendações sobre ele, mas não está interessado no tema, pode remover esse vídeo específico (ou esses vídeos específicos) e reduzir a probabilidade de ver recomendações semelhantes no futuro. É determinante? Não, mas manda um recado ao algoritmo. Como o YouTube considera sua atividade no Google e no Chrome, podem haver novas sugestões.

  1. Remova consultas individuais do histórico de pesquisas: 

Além do histórico de visualizações, há o histórico de pesquisas na plataforma. Caso veja recomendações sobre um assunto no qual não está interessado, você pode remover, também, a consulta de pesquisa que você fez para chegar nesse assunto e reduzir a probabilidade de ver recomendações semelhantes no futuro. Em alguns casos, você sequer assistiu ao vídeo sobre o tema, mas pode ter feito muitas pesquisas.

  1. Interrompa histórico do YouTube temporariamente: 

Uma ação mais radical é interromper os históricos de pesquisas ou de visualizações quando você não quiser que nada disso influencie recomendações e resultados da pesquisa futuros. Pode ser útil para fazer pesquisas específicas, sobre algo em que você está estudando no momento e não quer ver futuramente. Retome quando terminar.

  1. Limpe completamente o seu histórico: 

Se as suas recomendações do YouTube estão uma verdadeira salada mista, não forem relevantes para os seus interesses e você não sabe pode onde começar a faxina, pode limpar completamente os históricos de pesquisas e de visualizações de vídeos online. 

Observações: ⚠️

  1. Se você visita o seu histórico de visualização para encontrar alguns vídeos e assistir novamente, talvez seja boa ideia adicionar esses vídeos a uma lista de reprodução ou à lista “Ver mais tarde”. Assim, você ainda poderá encontrá-los mesmos limpando tudo.
  2. Pode ser melhor fazer isso usando um computador, para ter acesso a lista detalhada do que aparece nos históricos e maior controle sobre o que é deletado ou permanece na conta.

Como acessar os seus históricos do YouTube

Historico de Videos do YouTube

Para acessar o histórico de pesquisa ou de exibições/visualizações:

  1. Clique no Menu (☲) do YouTube (com login ativo);
  2. Selecione Histórico;
  3. Observe o seu Histórico do YouTube;
  4. Clique em “histórico de exibição” ou histórico de pesquisa”.
Historico Youtube

Em histórico de pesquisa:

  • Para remover uma pesquisa: selecione o menu de três pontos e X; 
  • Para excluir todas as pesquisas: selecione “Limpar todo o histórico de pesquisa”;
  • Para parar de registrar histórico no site: selecione “Pausar histórico de pesquisa”. 

Em histórico de exibição:

  • Para remover um vídeo: selecione o menu de três pontos e X;
  • Para excluir todas as exibições: selecione “Limpar todo o histórico de exibição”;
  • Para parar de registrar histórico no site: selecione “Pausar o histórico de exibição”.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados