YouTube para de recomendar vídeos se você estiver deslogado

Agora, ao entrar na página inicial da plataforma sem estar em uma conta, o usuário verá a sugestão de assistir um vídeo para receber recomendações

Felipe Freitas
Por
YouTube
YouTube não recomendará vídeos em acessos sem logins ou na página anônima (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O YouTube não recomendará mais vídeos na sua página inicial — se você acessar o youtube.com sem nenhuma conta logada. A mudança já era esperada, pois foi vista em testes nos últimos meses. Agora, se você entrar sem nenhum login, verá uma mensagem sugerindo para realizar uma pesquisa na plataforma para que o algoritmo recomende mais vídeos.

Essa mudança só vale para a página inicial, com final .com. Os usuários poderão ver os vídeos em destaque nos menus de vídeos em alta na plataforma, incluindo as suas escolhas por categorias, como “Jogos” ou “Música”. Antes dessa alteração, o YouTube mostrava na sua página inicial uma recomendação de vídeos baseadas em popularidade na plataforma.

Novo meio de recomendar vídeos no YouTube

(Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Após algumas buscas, YouTube passa a sugerir vídeos baseados nas suas pesquisas e histórico de visualização, ainda que você esteja deslogado (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Agora, para os usuários deslogados receberem recomendações do YouTube, é preciso realizar pesquisas e assistir alguns vídeos. Fazendo um breve testes, demorou um pouco para o algoritmo da plataforma começar a sugerir conteúdos mais próximos dos temas que eu havia buscado (vídeos de tecnologia e jogos).

A novidade não tem relação com a Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) da União Europeia. A lei tem entre seus objetivos obrigar as plataformas a dar a opção aos usuários não receberem recomendações com base em algoritmos. Como vemos no breve teste que fizemos, o YouTube seguirá analisando o histórico de pesquisa e uso do cliente — até mesmo em janela anônima.

Para quem não tem conta no YouTube e não deseja criar uma, a novidade pode ser útil — ou para quem não quer a plataforma caçando seus gostos para jogar anúncios direcionados.

Se você deslogar da sua conta, receberá o mesmo aviso na página inicial. Alguns usuários do X/Twitter relatam que apagar todo o histórico de pesquisa e visualização entrega a mesma mensagem.

Com informações: AndroidPolice e BleepingComputer

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados