Grupo religioso pede para Netflix cancelar Good Omens da Amazon

Good Omens é baseada em livro de Terry Pratchett e Neil Gaiman; grupo cristão diz que série "zomba da sabedoria de Deus"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
Good Omens

Mais de 20 mil pessoas exigiram que a Netflix cancele imediatamente a série Good Omens, baseada no livro de Terry Pratchett e Neil Gaiman, que conta a história de um anjo e um demônio que se unem para impedir o apocalipse e a vinda do anticristo. O grupo Return to Order diz que “este é mais outro passo para fazer o satanismo parecer normal, leve e aceitável”. O problema: a série é do Amazon Prime Video.

O abaixo-assinado diz que Good Omens “zomba da sabedoria de Deus” em diversas maneiras: o anjo Aziraphale e o demônio Crowley são bons amigos; o anticristo é retratado como um garoto normal que não quer seguir a missão de destruir o mundo; grupos de “freiras” satânicas cuidam do anticristo; os quatro cavaleiros do apocalipse são retratados como um grupo de motociclistas; e, o pior de tudo, Deus é dublado por uma mulher.

Por isso, o grupo pedia que a Netflix cancelasse Good Omens. Há dois problemas nisso: esta é uma minissérie de seis episódios que conclui a história do livro, então a chance de uma segunda temporada é pequena — ela já está basicamente “cancelada”. E, em segundo lugar, a minissérie é da Amazon.

Isso não impediu o grupo de continuar recolhendo assinaturas contra a série. O abaixo-assinado saiu do ar e voltou com as devidas correções, dizendo: “devido a um descuido por parte da equipe do Return to Order, esta petição listou originalmente a Netflix como responsável pela série ofensiva Good Omens… Lamentamos o erro e os protestos serão entregues à Amazon quando a campanha for concluída”.

O abaixo-assinado antes, mencionando a Netflix:

Petição contra Good Omens

E agora, mencionando a Amazon:

Petição contra Good Omens

Netflix e Amazon comentam petição contra Good Omens

O coautor Neil Gaiman, a Netflix e a Amazon aproveitaram para tirar sarro de toda a situação. Gaiman disse no Twitter: “adoro que eles vão escrever para a Netflix para tentar cancelar #GoodOmens, isso diz tudo” e “isso é tão lindo… promete que vocês não vão contar para eles?”.

A Netflix prometeu não fazer mais temporadas de Good Omens:

A Amazon disse “ei @netflix, a gente cancela Stranger Things se você cancelar Good Omens” e “em algum lugar, Aziraphale e Crowley estão perguntando um ao outro quem é responsável por isto”.

A petição é absurda, sim, mas não é a única desse calibre. Um abaixo-assinado para refazer a temporada final de Game of Throne ultrapassou 1,6 milhão de assinaturas no Change.org.

O grupo americano Return to Order defende a chamada “sociedade cristã orgânica”, que vai contra a “vulgaridade e o materialismo” da vida moderna. O movimento é baseado no livro Retorno à Ordem de John Horvat II, vice-presidente da TFP (Sociedade Americana de Defesa da Tradição, Família e Propriedade).

Com informações: The Guardian, Mashable.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados