iMac com novo chip de 3 nanômetros deve chegar ainda em 2023

Novo modelo do iMac da Apple pode ter o processador M3 como principal destaque; especialista acredita que novidades devem aparecer no segundo semestre

Ricardo Syozi
Por
iMac
Apple iMac (Imagem: Paulo Higa / Tecnoblog)

A Apple pode estar preparando o novo modelo do iMac para 2023. O relato mais recente sobre o assunto surgiu no domingo (5), no qual o repórter Mark Gurman, do Bloomberg, apontou que o computador da maçã deverá ser lançado nos próximos meses. No entanto, o destaque vai para o chip M3, que faria parte do pacote, oferecendo mais poderio e eficiência.

O especialista afirmou que devemos esperar a chegada dos novos modelos do iMac para depois da metade do ano. Assim, o SoC M3 faria sua possível estreia com as máquinas. É importante dizer que o jornalista já havia feito essa aposta em setembro de 2022, quando disse que a Apple lançaria headset virtual em 2023.

Além disso, Mark Gurman destacou que o desenvolvimento do chip fará uso do processo de fabricação de 3 nm (3 nanômetros), que promete ser mais eficiente do que o M2 Pro e o M2 Max de 5nm.

Vale ressaltar que o analista acredita que a empresa não deve começar a produção em massa dos computadores pelos próximos três meses. Contudo, como o planejamento já estaria definido, o iMac com M3 poderia dar as caras no segundo semestre de 2023.

iMac Apple
iMac (Imagem: Tecnoblog)

Mesma tela e cores, mas com componentes reorganizados

Outras informações surgiram nas palavras de Mark Gurman. Ele afirmou que o próximo computador da maçã deverá manter a tela de 24 polegadas de seu antecessor, lançado em 2021. No review do iMac com M1 do Tecnoblog, apontamos que o display é de altíssima qualidade e há bastante capricho da companhia no gadget.

O especialista também disse que as cores do aparelho deverão ser as mesmas da versão de dois anos atrás. Em outras palavras, podemos aguardar por azul, rosa, prata, amarelo, laranja, verde e roxo.

Ademais, o jornalista ressaltou que os componentes internos serão “realocados e reorganizados”, em comparação com o computador com M1. Até mesmo o processo de montagem será diferente de seu antecessor.

A Apple estaria em um “estado avançado de desenvolvimento” do novo PC, além de estar “conduzindo testes internos de produção da máquina”. O que indicaria um lançamento relativamente próximo.

Novo modelo do MacBook Air poderá ter tela maior

Por fim, o analista acredita que a Apple está pronta para lançar um MacBook Air com tela de 15 polegadas. Gurman pensa que faria sentido para a companhia adicionar o chip M3 no gadget, mas isso ficaria apenas na especulação do profissional:

Um MacBook Air de 15 polegadas com um chip M2 ainda pode empolgar os consumidores, mas é improvável que um MacBook Air M2 de 13 polegadas seja atraente. Portanto, é plausível que a Apple esteja se preparando para que pelo menos o novo modelo de 13 polegadas seja uma máquina M3.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre iMac na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados