Instagram amplia as opções de ocultar conteúdos na aba “Explorar” e no Feed

Novo recurso da plataforma permite que o usuário selecione mais de um tipo de conteúdo ou tópico para ser excluído das recomendações

Felipe Freitas
Por
Publicações no feed do Instagram
Instagram lança recursos para personalizar o feed (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Nos últimos dias, o Instagram iniciou a liberação do recurso de selecionar mais de uma publicação no “Explorar” ao mesmo tempo. Com esta novidade, os usuários conseguirão marcar mais de um post como “Não tenho interesse” de uma única vez. A ferramenta segue os planos do Instagram de manter a rede social mais customizável para todos.

Em outras palavras, a plataforma quer manter o algoritmo mais atualizado com os gostos de interesses de quem utiliza a rede social, entregando conteúdos mais personalizados. Ao dizer que não tem interesse em determinada publicação em Explorar, o sistema cortará a sugestão de tópicos similares no Reels e outras abas de conteúdo do Instagram.

Novo recurso é útil, mas chatinho de achar

Quem ficou interessado em “remover interesses em massa” no Instagram precisa ficar atento e levemente rápido com o dedo. Para abrir a opção de selecionar diversos conteúdos do Explorar de uma única vez, primeiro você deve segurar em uma publicação (na aba Explorar) e clicar em “Não tenho interesse”.

Ao aparecer o pop-up “Publicação oculta”, clique em “Ocultar mais” para abrir a opção de selecionar diversos posts. Feito isso, você verá a caixa de seleção nos conteúdos do Explorar e poderá escolher diversos posts ao mesmo tempo. Escolhido as publicações, é só clicar em “Concluído”, botão que fica no canto superior direito da imagem. Veja o exemplo:

Instagram mostra nova opção de selecionar conteúdos em "Explorar" (Imagem: Divulgação/Instagram)
Instagram mostra nova opção de selecionar conteúdos em “Explorar” (Imagem: Divulgação/Instagram)

A ferramenta de bloquear mensagens com determinadas palavras foi expandida para o feed do Instagram. Agora, quando você receber um conteúdo sugerido (o selo de sugestão fica acima do nome da conta), poderá clicar no “x”, localizado na lateral do selo “publicação sugerida”, para adicionar palavras, emojis e hashtags que você não quer ver no seu Instagram.

Recurso de ocultar palavras chega ao feed do Instagram (Imagem: Divulgação/Instagram)
Recurso de ocultar palavras chega ao feed do Instagram (Imagem: Divulgação/Instagram)

Você também pode acessar essa opção na seção “Palavras ocultas”, localizadas nas configurações de privacidade da sua conta.

Essa ferramenta visa combater conteúdos que podem ser gatilhos para pessoas, como conteúdos de fitness que podem ser prejudiciais para jovens que passam por problemas com a sua autoestima.  

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados