Instagram atualiza interface do app dedicado ao IGTV
O foco é no criador de conteúdo, mas IGTV ainda não tem monetização
O foco é no criador de conteúdo, mas IGTV ainda não tem monetização
O Instagram atualizou a interface do aplicativo que é dedicado para acessar os vídeos longos do IGTV. O objetivo é de atrair mais criadores que ainda não entraram de cabeça nos vídeos verticais, que ajudarão na hora de chamar mais espectadores para assistirem seus vídeos.
Convenhamos, são poucas as pessoas que ainda utilizam o IGTV no cotidiano. Eu mesmo tenho uma lista de menos de 10 contatos que publicam seus vídeos por lá – e estes menos de 10 saem de 197 contas que sigo no Instagram como um todo. A rede social quer mudar isso e para tentar ajudar, resolveu roncar a interface que aparece logo que o aplicativo é aberto.
Antes da mudança, que ainda aparece para algumas pessoas, a tela inicial exibe um conteúdo em destaque no topo, outros com tamanho bem reduzido e sem a reprodução automática do destaque. Acima ficam alguns filtros e um botão de busca, que só faz busca mesmo.
Com a novidade, o aplicativo tem uma aba na parte inferior e que concentra recomendações de busca, mais ou menos como faz o Instagram atualmente. Nela o aplicativo pode priorizar um criador de conteúdo no topo, criando um carrossel de publicações, para depois mostrar outras postagens de quem o usuário já segue.
No topo, junto da busca que aparece na aba inicial e na de recomendações, agora fica um ícone de câmera. Outra alteração é que o usuário que subir um vídeo para o IGTV poderá compartilhar 15 segundos dele nos stories do Instagram.
São detalhes bem importantes, mas o principal deles ainda não tem data para chegar: monetização. Um dos pontos chave que faz o YouTube ser tão grande com vídeos longos é justamente a possibilidade do criador do vídeo receber uma parte do dinheiro gerado pela publicidade que aparece em seu perfil, antes ou durante dos vídeos.
Quando o IGTV liberar o bolso, pode ser que ele fique relevante. A nova interface já está chegando aos usuários a partir desta semana, ainda sem data para que todos recebem a novidade.
Com informações: The Verge.