Instagram testa rolagem lateral no feed igual aos Stories e irrita usuários

Instagram para iPhone adotou rolagem lateral: você passa de uma foto a outra tocando nas laterais da tela, tal como nos Stories

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Instagram para iPhone mudou o feed principal para um formato de carrossel. O aplicativo adotou a rolagem lateral: ou seja, você passa de uma foto a outra tocando nas laterais da tela, assim como nos Stories. Adam Mosseri, chefe da rede social, diz que o recurso deveria ter sido testado apenas com um pequeno número de usuários. Para reverter as mudanças, basta reiniciar o app.

“Apresentamos uma nova forma de se deslocar pelas publicações”, diz o app do Instagram. “Toque nas publicações, assim como você toca nos stories.” Funciona assim: toque no lado direito da tela para ver a próxima foto, e toque no lado esquerdo para voltar à anterior. Tome cuidado para não tocar duas vezes rapidamente, ou você vai curtir posts sem querer!

Se o post tiver mais de uma foto, você pode ver cada uma delas deslizando para os lados. Infelizmente, não é assim que os Stories funcionam: você toca na tela para conferir o próximo post, e desliza o dedo quando quer pular para as fotos de outro usuário.

Logo abaixo das miniaturas dos Stories, há uma barra que mostra seu progresso. Você acessa os comentários deslizando para cima na tela. A interface do Direct, do seu perfil, da busca e das notificações continua a mesma de antes, sem modificações.

Mudança no feed do Instagram foi um acidente

Adam Mosseri, chefe do Instagram, explica no Twitter que isto “deveria ser um teste bem pequeno que foi expandido por acidente”. Se você estiver vendo a interface de carrossel no post, basta reiniciar o app para reverter a mudança.

O Instagram ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários, e 400 milhões de pessoas acessam os Stories todo dia. Está claro que a empresa vê esse formato como o futuro do app. No entanto, realmente foi um erro liberar uma mudança de interface tão drástica para tantos usuários de uma só vez.

Os cofundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, se demitiram de seus cargos em setembro. Eles ficaram frustrados com o maior envolvimento de Mark Zuckerberg em sua rede social, motivado pelo crescimento fraco do Facebook nos últimos meses.

Com informações: Engadget.

https://twitter.com/pinhodepietra/status/1078308837453717504

https://twitter.com/vini4lves/status/1078312587157213186

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados