Mac mini

Dê uma olhada no portfólio atual da Apple e responda: qual produto tem boas chances de ser descontinuado em um futuro próximo? Muita gente vai responder que é o Mac Mini, afinal, a linha não recebe uma grande atualização desde 2014. Mas a Apple garante: o Mac Mini continua sendo importante e não vai morrer tão cedo.

Seguindo um hábito iniciado por Steve Jobs, vez ou outra Tim Cook responde a dúvidas ou críticas de usuários. Um deles, identificado como Krar, enviou um email ao CEO da Apple dizendo que ama o Mac Mini e, por conta disso, percebeu que o dispositivo está há três anos sem receber atualizações. Na sequência, ele pergunta se teremos novidades em breve — no fundo, ele quer saber se o Mac Mini vai ser descontinuado.

E-mail para Tim Cook

Para alívio de quem é fã da linha, Cook revelou, nas entrelinhas, que o dispositivo não só será mantido como provavelmente receberá algum update, embora nenhum prazo ou detalhe adicional tenha sido antecipado. Eis a resposta (em tradução livre):

“Fico contente por você gostar do Mac Mini. Nós também o adoramos. Nossos clientes têm encontrado muitas formas criativas e interessantes de usar o Mac Mini. Embora não seja o momento de compartilhar detalhes, temos planos de fazer o Mac Mini ser uma parte importante da nossa linha de produtos no futuro.”

Se a linha continua relevante, por que ela está há tanto tempo sem ser atualizada? É uma das perguntas que seguem sem resposta.

Na comparação com os demais dispositivos da linha Mac, o Mac Mini não é um produto que exige grandes esforços de engenharia ou design para receber upgrades. Esse aspecto sugere que a Apple simplesmente priorizou dispositivos mais rentáveis ou está trabalhando em uma grande reformulação do Mac Mini.

Não por acaso, alguns rumores já apontam que o dispositivo será menos “mini”, ou seja, terá dimensões maiores, provavelmente para integrar recursos novos.

É pouco provável que tenhamos novidades ainda em 2017. O novo Mac Mini, se estiver mesmo nos planos, deve aparecer só no próximo ano. Antes tarde do que mais tarde.

Com informações: MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados