MagSafe só faz recarga de 15 W com novo carregador da Apple
Teste com vários carregadores mostrou que MagSafe só alcança 15 W na recarga do iPhone 12 com adaptador de 20 W da Apple
Teste com vários carregadores mostrou que MagSafe só alcança 15 W na recarga do iPhone 12 com adaptador de 20 W da Apple
Junto ao anúncio da linha iPhone 12, a Apple revelou o carregador MagSafe. O dispositivo é capaz de trabalhar com até 15 W no carregamento, taxa interessante para um carregador sem fio. O problema é que, para todo esse potencial ser atingido, é preciso recorrer ao adaptador de 20 W que é vendido à parte pela companhia.
A “ressurreição” do MagSafe no iPhone 12 é uma ideia bastante interessante. Com a tecnologia, basta ao usuário posicionar o aparelho sobre o carregador sem fio para fazer a recarga de bateria, deixando a porta Lightning do dispositivo livre para outros fins. O mecanismo magnético garante que o celular fique devidamente posicionado durante o procedimento.
Por conta disso, muitos consumidores decidiram comprar o carregador MagSafe sem demora. Nos Estados Unidos, o dispositivo custa US$ 39. Não é necessariamente um valor baixo. É por isso que a descoberta de que o acessório não é acompanhado de adaptador de tomada causa espanto (ou revolta?).
Para quem estiver disposto a desembolsar mais US$ 19, a Apple vende um adaptador USB-C de 20 W que funciona perfeitamente com o carregador MagSafe. Mas, e se o usuário quiser aproveitar um adaptador que ele já tem, o desempenho será o mesmo? O youtuber Aaron Zollo tratou de descobrir.
Em seu vídeo, Zollo testou vários adaptadores originais e de terceiros usando um iPhone 12 Pro. Ele constatou que o carregador MagSafe só trabalha com os 15 W prometidos pela Apple se o dispositivo for usado em conjunto com o carregador de 20 W da empresa.
Eis os resultados obtidos com cada adaptador testado:
Os resultados sugerem que, se fabricantes de acessórios quiserem vender adaptadores voltados para o MagSafe, deverão seguir com precisão as especificações técnicas que a Apple estabeleceu para o dispositivo alcançar os 15 W.
Zollo também chama atenção para a constatação de que a Apple implementou um mecanismo de controle de temperatura bastante atuante: se o iPhone esquentar, o procedimento de recarga pode ficar abaixo dos 10 W. Convém deixar o aparelho sem capinha para facilitar a dissipação de calor e evitar o problema.
Com informações: MacRumors.