Máquina de Telegram ajuda avó a enviar áudio e receber mensagens
Yayagram é um dispositivo feito por um engenheiro na Espanha para ajudar sua avó a trocar mensagens pelo Telegram
Yayagram é um dispositivo feito por um engenheiro na Espanha para ajudar sua avó a trocar mensagens pelo Telegram
E se os avós pudessem trocar mensagens pelo Telegram sem depender de um smartphone? Esta é a proposta do Yayagram, um dispositivo que pretende facilitar a comunicação de pessoas mais velhas com seus netos e afins. O aparelho se concentra em duas funções: enviar áudios e receber mensagens de texto pelo mensageiro.
A máquina é uma invenção de Manuel Lucio Dallo, engenheiro sênior de software que vive em Burgos, na Espanha. Em seu perfil do Twitter neste domingo (25), ele revelou detalhes sobre o dispositivo conhecido como Yayagram, criado para ajudar avós a se comunicarem com seus netos. O nome do aparelho, aliás, tem relação com o seu objetivo, pois “yaya” é uma forma mais carinhosa de se falar “avó” em castelhano.
“Minha avó sofre de problemas auditivos, então usar um telefone geralmente é difícil. Além disso, ela depende de meus pais para atender ou fazer ligações. As videochamadas também não são ideais”, explica. “O Yayagram permite que minha avó seja mais independente e inicie conversas com seus netos”.
Pelo Twitter, Dallo conta que sua avó tem 96 anos e mora com os seus pais na mesma cidade. Mas, ainda que ele possa visitá-la, a maior parte de sua família não tem a mesma oportunidade devido à pandemia de COVID-19. “Acredito que isso ajudará a melhorar as comunicações”, diz.
O dispositivo utiliza o Telegram para trocar as mensagens. Para escolher um contato, é preciso conectar um cabo de áudio em uma das sete entradas disponíveis, sendo cada porta correspondente a uma pessoa. Depois, é só pressionar um botão vermelho e segurá-lo durante a gravação do áudio, assim como é feito no celular.
Já a recepção é auxiliada através de uma impressora térmica, como aquelas que são encontradas em supermercado. Quando uma mensagem do Telegram é enviada para a máquina, o componente embutido imprime o conteúdo. Além da mensagem, o papel ainda traz o nome do remetente.
Fora do Yayagram, os áudios são enviados normalmente através do Telegram. Após recebê-los, é possível reproduzi-los pelo celular, computador e afins. O envio dos conteúdos em texto à máquina também funciona da mesma maneira como trocamos mensagens pelos aplicativos para Android, iOS e demais plataformas.
O dispositivo ainda traz alguns LEDs para sinalizar se está ligado, conectado ao Telegram e gravando o áudio. Segundo Dallo, dentro do equipamento há um Raspberry Pi 4 que centraliza todas as operações. Nele, estão conectados os demais componentes, como a impressora térmica, um microfone via USB, e afins.
“Escolhi o Telegram ao invés do WhatsApp porque não gosto do Facebook e o Telegram é mais aberto e fácil de usar”, conta. “Em breve publicarei um projeto no Instructables com todos os detalhes de construção para que você possa construir um. Vou publicar o código-fonte no Github também. Fique atento!”
Com informações: Manuel Lucio Dallo (Twitter) e The Verge