Microsoft confirma que Xbox Live agora é Xbox network

O Xbox network terá as ferramentas sociais dos consoles, mas ainda será preciso assinar o Xbox Live Gold para jogar online

Murilo Tunholi
• Atualizado há 3 anos
Xbox Live fica fora do ar nesta quinta (Imagem: Reprodução)
Xbox Live (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Xbox Live ganhou um novo nome e passou a se chamar Xbox network. A Microsoft confirmou a alteração nesta segunda-feira (22) ao The Verge. A nova identidade foi descoberta por usuários beta nos consoles Xbox Series X|S e Xbox One. Até o momento, a empresa não anunciou outras mudanças no serviço. O Xbox Live Gold continua sendo necessário para jogar online.

A empresa explicou ao The Verge que “a atualização da Xbox Live para Xbox network foi pensada para diferenciar o serviço das assinaturas do Xbox Live Gold”. Agora, as ferramentas de comunicação online dos videogames vão ficar somente no Xbox network.

Lançado em 2002, o Xbox Live permitiu que jogadores pudessem jogar online, pagando uma certa quantia mensalmente. O serviço estreou no primeiro Xbox e foi implementado em todos os consoles seguintes. Em quase 20 anos de existência, essa é a primeira vez que o recurso muda de nome.

Em janeiro deste ano, a Microsoft anunciou que não será mais preciso ter uma assinatura ativa para entrar nos modos onlines de jogos gratuitos, como Fortnite, por exemplo. Essa vantagem já existe tanto no PlayStation Plus quanto no Nintendo Switch Online. Contudo, a empresa ainda não revelou quando a novidade vai chegar.

O que muda na prática?
Na prática, quase nada muda. A única alteração será o nome do menu usado para acessar as ferramentas sociais nos consoles Xbox. Ainda é preciso assinar o Xbox Live Gold  para jogar online e resgatar os games grátis oferecidos mensalmente. Vale lembrar que o Game Pass Ultimate inclui a assinatura da Live Gold.

Leia | Como mudar a região de uma conta do Xbox Live

Com informações: The Verge, Kotaku.

Relacionados

Escrito por

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.