edge-1

É oficial: o novo navegador da Microsoft, conhecido até agora como Project Spartan, se chamará Microsoft Edge. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) durante a Build, conferência para desenvolvedores que acontece em San Francisco. O Microsoft Edge substituirá o Internet Explorer e virá como navegador padrão do Windows 10, que será lançado nos próximos meses.

O Microsoft Edge carrega o nome de seu motor de renderização, EdgeHTML. Entre as novidades do navegador estão a integração nativa com a assistente pessoal Cortana; a interface minimalista, que segue a tendência iniciada com o Chrome; e recursos como anotações à mão e modo de leitura.

edge-2
microsoft-edge-barra
edge-3
microsoft-edge-logo

Pelo menos nos Estados Unidos, a Cortana terá diversas utilidades no Microsoft Edge. Ao digitar “previsão do tempo”, as condições climáticas locais serão exibidas diretamente na barra de endereço. Se você estiver acessando o site de um restaurante, por exemplo, dá até para perguntar à Cortana as instruções para chegar até o endereço desse estabelecimento.

Mas isso será suficiente para convencer usuários de outros navegadores a experimentarem o Microsoft Edge? Não sei, mas a Microsoft pretende facilitar bastante essa migração: o novo navegador suportará extensões portadas do Chrome e Firefox.

Os recursos legados do Internet Explorer, como o suporte aos temidos plugins ActiveX, não serão suportados pelo Microsoft Edge. As empresas que ainda dependem de tecnologias antigas poderão usar o Internet Explorer, que continuará disponível como um navegador secundário no novo sistema operacional.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados