Microsoft nunca teve lucro com consoles Xbox, mas divisão de jogos é rentável
Segundo a Microsoft, a venda de consoles Xbox é um "subsídio de hardware", e o lucro vem da venda de jogos e serviços online
Segundo a Microsoft, a venda de consoles Xbox é um "subsídio de hardware", e o lucro vem da venda de jogos e serviços online
A diretora de desenvolvimento de negócios da Xbox, Lori Wright, revelou que a Microsoft nunca lucrou com a venda de consoles. A informação veio da própria diretora, ontem (5), durante um depoimento no processo judicial entre Epic Games e Apple. Mesmo sem ganhar dinheiro com hardware, Wright garantiu que a divisão de jogos ainda é rentável para a empresa de outras formas.
Convidada para testemunhar no tribunal pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeny, a diretora da Xbox deveria falar apenas sobre a negociação negada de um app nativo do xCloud para iPhone e iPad. Porém, Wright revelou algumas informações a mais ao responder a perguntas do advogado da Apple.
Em um momento do depoimento, o representante da Apple perguntou se a Microsoft lucrava com as vendas de consoles Xbox. Em resposta, Wright disse apenas que não.
Logo após a sessão no tribunal, um representante da Microsoft enviou um comunicado ao The Verge. “A venda de consoles é tradicionalmente um subsídio de hardware. As empresas vendem os aparelhos com prejuízo para atrair novos clientes. Os lucros vêm da venda de jogos e assinaturas de serviços online”, explicou a empresa.
A Microsoft, no entanto, não comentou se esse prejuízo vale para toda a vida útil do console — que pode durar entre cinco e oito anos —, ou se a empresa começa a lucrar em algum momento com a venda de hardware, devido à redução de preços dos componentes internos dos aparelhos.
De acordo com a Nintendo, o Switch já vendeu mais que o esperado e até ultrapassou o Game Boy Advance. No último relatório financeiro, a empresa divulgou que 84,59 milhões de unidades do videogame foram vendidas desde o lançamento, em 2017. Somente no último trimestre, a japonesa comercializou 4,73 milhões de Switches, 44% a mais do que no mesmo período em 2020.
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Com informações: The Verge.