Microsoft promete “maior salto técnico” no próximo Xbox e pode lançar portátil

Microsoft também confirmou que quatro jogos até então exclusivos para o Xbox chegarão ao PS5 e ao Nintendo Switch

Emerson Alecrim
Por
Microsoft promete "maior salto técnico" no próximo Xbox (imagem ilustrativa: divulgação/Microsoft)
Microsoft promete "maior salto técnico" no próximo Xbox (imagem ilustrativa: divulgação/Microsoft)

A próxima geração do Xbox terá o “maior salto técnico” já visto na linha. É o que prometeu Sarah Bond, presidente da divisão de Xbox, no podcast oficial da plataforma. A Microsoft também deu pistas sobre um possível Xbox portátil. Para completar, a companhia confirmou que quatro jogos exclusivos do Xbox serão lançados para PS5 e Nintendo Switch.

Hardware poderoso no próximo Xbox

Aparentemente, Bond quis dizer que o próximo Xbox será um console de jogos com hardware muito mais potente que o atual. Isso significa que os jogadores poderão esperar por um videogame capaz de rodar títulos ainda mais avançados e com gráficos mais realistas que os atuais:

Estamos realmente focados em entregar o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware, o que tornará [a próxima geração] melhor para os jogadores e criadores, e para os planos que eles estão criando.

Sarah Bond, presidente da divisão de Xbox

Vem um Xbox portátil por aí?

Outra possibilidade é a de que a Microsoft adentre em um segmento ainda inédito para ela. Ao The Verge, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, deu a entender que um Xbox portátil pode estar finalmente a caminho:

Enxergamos muitas oportunidades em diferentes tipos de dispositivos e compartilharemos detalhes de nossos planos futuros sobre hardware assim que estivermos prontos.

Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming

O que reforça a possibilidade de um Xbox portátil surgir são as declarações de Spencer favoráveis a esse tipo de console. Ele disse ser fã de dispositivos portáteis, a exemplo da linha Asus ROG. Mas o executivo entende que o Windows não é adequado para esses aparelhos.

Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming (imagem: divulgação/Microsoft)
Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming (imagem: divulgação/Microsoft)

Quatro jogos de Xbox chegarão ao PS5 e Nintendo Switch

Também no podcast oficial do Xbox, Phil Spencer confirmou que a Microsoft lançará quatro jogos até então exclusivos de sua plataforma de games nos consoles PlayStation 5 e Nintendo Switch.

A decisão surpreende porque games exclusivos são uma forma de diferenciar um console dos videogames concorrentes. Aparentemente, esse é um teste que a Microsoft fará para saber se consegue diversificar as suas fontes de receita com jogos.

Os quatro títulos que chegarão ao PS5 e ao Nintendo Switch ainda não foram revelados, mas Spencer afirmou que Starfield e Indiana Jones não estarão entre eles, ao contrário do que indicavam alguns rumores.

Segundo o The Verge, os rumores atuais indicam que esses quatros títulos serão Hi-Fi Rush e Pentiment, com Sea of Thieves e Grounded chegando depois. Mas, de novo, ainda não há confirmação sobre isso.

A Microsoft não descarta lançar mais jogos de Xbox em outros consoles, incluindo Starfield e Indiana Jones. Mas, antes de tornar essa uma estratégia corriqueira, a companhia analisará alguns aspectos, entre eles, a reação da comunidade do Xbox sobre essa abertura a consoles rivais.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados