PS5: Sony admite que ciclo de vida está chegando ao fim

Vendas do PS5 ficam abaixo de expectativas, mesmo com promoções no fim do ano. Consoles de Sony, Microsoft e Nintendo devem ganhar atualizações em 2024.

Giovanni Santa Rosa
Por
PlayStation 5
Sony diz que vendas do PlayStation 5 devem cair daqui em diante (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O PlayStation 5 está entrando na fase final de seu ciclo de vida e o ritmo de vendas deve começar a cair a partir deste ano. Quem diz isso é Naomi Matsuoka, vice-presidente sênior da Sony. Ela explica que, daqui em diante, a companhia vai se concentrar no equilíbrio entre vendas e lucro. Os comentários vieram após a companhia apresentar números fracos no relatório financeiro.

A Sony reduziu em 4 milhões a projeção de PS5 vendidos no ano fiscal de 2023, que vai de 1º de abril de 2023 a 31 de março de 2024. O número passou de 25 milhões para 21 milhões. No trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023, a empresa vendeu 8,2 milhões de unidades do PS5. Foi mais que no mesmo período de 2022 (6,3 milhões de consoles), mas 1 milhão a menos que o esperado.

ps5-review
PS5 chegou às lojas em novembro de 2020 (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Lucro da área de games da Sony também caiu

A queda nas vendas veio acompanhada de uma queda de 26% no lucro operacional no período entre outubro e dezembro de 2023, na comparação com o mesmo intervalo de 2022. Isso foi atribuído às promoções que a Sony fez nestes meses, que não foram suficientes para alavancar as vendas, mesmo em uma época que é forte para o varejo.

Como nota o Verge, os números fracos vieram mesmo com o lançamento de Spider-Man 2, vendas robustas de títulos de terceiros e o lançamento do PS5 Slim, uma versão mais fina do console, em novembro.

PlayStation 5 Slim
PlayStation 5 ganhou versão mais fina em 2023 (Imagem: Divulgação/Sony)

PS5 e concorrentes devem ganhar novidades

O PlayStation 5 foi lançado em novembro de 2020 e já vendeu 54,7 milhões de unidades. Ele chegou ao mercado na mesma época que o Xbox Series X e S. Já o Switch, da Nintendo, está nas lojas desde 2017.

Rumores apontam que as três empresas devem lançar aparelhos atualizados em 2024. Do lado da Sony, o PS5 Pro deve ter desempenho 60% melhor. Na Microsoft, documentos apontam para um Xbox Series X de codinome “Brooklin”, com 2 TB de armazenamento e sem entrada para discos. Por fim, a Nintendo também estaria preparando um Switch 2.

Com informações: The Verge, IGN, CNBC

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados