Nokia 9 PureView desbloqueia a tela com digital de outras pessoas
Até mesmo um pacote de chicletes conseguiu liberar o smartphone
Até mesmo um pacote de chicletes conseguiu liberar o smartphone
O Nokia 9 PureView é um smartphone que vem com a marca famosa no mundo de fotografia feita em smartphones, além de outras novidades no mundo Android. Uma delas é a capacidade de ler impressões digitais com um sensor que fica logo abaixo da tela, o problema é que ele anda aceitando até mesmo impressões de outras pessoas.
O sensor que a Nokia escolheu para este modelo é baseado em leitura ótica, a mesma que é feita em aparelhos como o Huawei P30 (e P30 Pro), mas que é diferente do Galaxy S10 – que utiliza um leitor ultrassônico. O tipo do sensor não altera a segurança de forma tão perceptível, mas no Nokia 9 PureView ele aparentemente está mais suscetível aos dedos de outras pessoas.
Alguns usuários começaram a perceber que o dedo de um usuário que não cadastrou sua impressão no aparelho foi utilizado para destravar o dispositivo, com sucesso. Em um dos relatos até mesmo um pacote de chiclete passou pelo teste, liberando acesso ao smartphone.
Video of the fingerprint sensor unlocking phone with a packet of chewing gum and someone else's finger pic.twitter.com/jwY4ZG7uCh
— Decoded Pixel (@decodedpixel) April 21, 2019
Uma atualização foi liberada neste final de semana e prometia resolver o problema, mas ele persiste. A falha não pode ser reproduzida em outros aparelhos com o mesmo tipo de sensor, como no P30 que está aqui na mesa.
Alguns veículos de imprensa publicaram seus reviews sobre o celular e notaram que o sensor apresenta falhas até na hora de cadastrar uma digital, com erros de leitura. Alguns comentam que este seria o pior leitor já utilizado com a tecnologia ótica.
O Nokia 9 PureView não foi lançado no Brasil e não há previsão de que isso ocorra, mas ele já está presente nas prateleiras de alguns países desde o começo de 2019.
Com informações: PhoneArena e Android Authority.