Novo RG único com QR Code começa a ser emitido nesta terça (26)

Documento de identificação já pode ser emitido no Rio Grande do Sul; outros estados vão receber a novidade gradativamente

Ricardo Syozi
Por

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a emitir a nova carteira de identidade nacional. O documento faz uso do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como número único e válido para todo o país. Além disso, ele vem com um QR Code, que pode ser lido e autenticado de forma instantânea. Vale lembrar que a emissão será gratuita e poderá ser feita nas secretarias de Segurança Pública de cada estado brasileiro.

Como anunciado em fevereiro de 2022, a partir desta terça-feira (26), o novo RG único passou a ser emitido. Usando a nomenclatura de Carteira de Identidade Nacional (CIN), ele terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos. Para quem já passou dessa idade, o RG padrão continuará sendo válido por tempo indeterminado.

Ademais, essa nova versão também vai servir como uma identificação para viagens. Isso porque, ele tem um código padrão internacional chamado MRZ, aquele usado em passaportes. Por outro lado, apenas países dentro do Mercosul vão aceitá-lo inicialmente, pois o Brasil não tem os mesmos acordos com outras regiões. Nesse caso, o passaporte comum ainda será o principal comprovante.

Segundo o Ministério da Economia:

Neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF.

RG único começa no Rio Grande do Sul

Primeiramente, apenas os gaúchos estão sendo contemplados com a novidade. O governo federal confirmou que os estados seguintes da fila são Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná.

Infelizmente, ainda não há nenhuma previsão para os demais estados. Dessa forma, as pessoas de outras localidades deverão continuar com o documento de identificação atual e padrão.

Por fim, se você quiser se adiantar para garantir o novo RG único, é interessante visitar o site da Receita Federal para atualizar suas informações de CPF. Tudo é feito gratuitamente, mas pode ocorrer casos que necessitem de dados enviados por e-mail.

Novamente, segundo o Ministério da Economia:

É necessário juntar os seguintes documentos para atualizar o CPF por e-mail, que deve ser enviado para o endereço de acordo com o estado:

– Documento de identidade oficial com foto;

– Certidão de nascimento ou certidão de casamento, se no documento de identidade não constar naturalidade, filiação ou data de nascimento;

– Comprovante de endereço;

– Foto de rosto (selfie) do cidadão (ou responsável legal, se for o caso) segurando o próprio documento de identidade.

Vale ficar de olho nas novidades relacionadas ao seu estado.

Com informações: Ministério da Economia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados