Office Online passa a editar documentos no Dropbox
Por que alguém assinaria Dropbox no lugar do Office 365? Eis a questão
Por que alguém assinaria Dropbox no lugar do Office 365? Eis a questão
A parceria entre a Microsoft e a empresa por trás do Dropbox vai de vento em popa. As duas companhias anunciaram hoje uma nova integração que permite ao Office Online – versão baseada na web da suíte de aplicativos – abrir arquivos do Word, Excel e PowerPoint hospedados no Dropbox. Mais do que isso, os internautas também poderão editar os arquivos.
As modificações feitas nos aplicativos web do Office são automaticamente replicadas no Dropbox.
A experiência de uso é a seguinte. Primeiro você tem que procurar algum arquivo com a mais recente extensão dos documentos do Office, aqueles terminados em “x”. O visualizador de documentos do Dropbox vai mostrar a opção de também editar o arquivo.
Como a novidade depende da integração com o Office Online, ao clicar em abrir, vai abrir uma página pedindo a associação da sua conta no Dropbox com a conta no Office. Marque sim. A interface do Office para web será carregada na sequência. No meu teste, brinquei com um documento no Word Online.
O funcionamento é o convencional do Office Online. A maior parte dos recursos do Office estão ali, de um modo amigável e prático de usar. Feitas as alterações, basta clicar em “Save and return to Dropbox”.
O novo arquivo estará lá. Pronto para ser visualizado na interface do Dropbox ou aberto para edição nos aplicativos do Office Online.
A novidade de hoje reforça a parceria entre a MS e os criadores do Dropbox. Ainda é curioso ver como a Microsoft está se abrindo para outras companhias. Se você prefere o Dropbox, ainda assim pode editar documentos nos aplicativos do Office via web. O mesmo recurso já estava disponível para donos de Androids e iPhones/iPads.
A grande dúvida, para os verdadeiros dependentes do Office, é o motivo para assinar o Dropbox por 9,99 dólares mensais (cerca de 30 reais), com direito a 1 TB de armazenamento, sendo que o Office 365 Personal custa 21 reais por mês, com espaço ilimitado. A Microsoft abraça o Dropbox, mas tem uma oferta que, em termos financeiros, parece ser mais interessante.
Lembre-se de ler o artigo especial com o comparativo dos serviços de armazenamento na nuvem escrito pelo editor ninja Paulo Higa.